São três dias completos no estado de São Paulo sem restrições e outros estados também flexibilizando as medidas de combate à Covid-19. Mas o que pode representar algo positivo para o trade turístico, por exemplo, preocupa infectologistas em razão do número crescente de casos da variante delta. Mais contagiosa, ela causa receio e desperta dúvidas sobre o momento de retomada.

Mas, afinal, turismo e hotelaria têm razões concretas para se preocupar? De acordo com Orlando de Souza, presidente do FOHB (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil), ainda não existem indícios embasados de que a variante delta possa atrapalhar o retorno das atividades turísticas.

“Diferente da maior parte da pandemia, agora temos as campanhas de vacinação em estágios mais avançados nos estados brasileiros. Sendo assim, com dois milhões de pessoas recebendo os imunizantes por dia, a tendência o aumento da contaminação não ocasione o desenvolvimento de muitos agravamentos em casos dessa variante”, diz.

Contudo, o executivo deixa claro que a variante delta exige ainda mais cuidado e respeito aos protocolos sanitários. No caso dos eventos, por exemplo, o uso de máscaras, prática do distanciamento social e evitar aglomerações será ainda mais imprescindível.

“O turismo, de fato, não trabalha em cenários nos quais a variante delta seja um empecilho para a retomada dos resultados. Caso a campanha de vacinação continue ou melhore, essa ‘novidade’ não deve refluir à movimentação do setor no Brasil”, reforça Souza.

Para o futuro, o presidente do FOHB não descarta nenhuma das opções — manutenção da retomada ou atraso na recuperação dos índices. A forma de medir isso, nas palavras dele, será analisando a resposta da imunização contra a nova forma do vírus.

Variante delta: Brasil e mundo

A chegada desta forma no país foi silenciosa e encontra no Rio de Janeiro seu epicentro nacional, respondendo por 66% dos casos da Covid-19 no estado. Em São Paulo, ontem (18), foram identificados 171 casos da mesma, enquanto no DF (Distrito Federal), hoje (19), foram 38 contaminados, somando 125 no total. Ao todo, são 15 estados e o DF com a presença da cepa.

O primeiro caso da variante delta foi encontrado na Índia em outubro de 2020, mas se tornou um problema maior neste ano. Em junho, a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um aviso sobre a transmissibilidade desta. Atualmente, segundo a entidade mundial, até 11 de agosto, 142 países jpa identificaram pelo menos um caso da nova cepa.

(*) Crédito da foto: Xingyue Huang/Unsplash