Universo TOTVS: como garantir novos talentos digitais?

Dando continuidade à programação do evento, Izabel Branco, vice-presidente de Relações Humanas da TOTVS, apresentou o painel Talent War: estratégias e tecnologias para vencer na disputa por talentos digitais, fazendo considerações sobre os desafios de encontrar novos profissionais no setor de tecnologia. No segmento de hospitalidade, isso significa dificuldade de encontrar mão de obra qualificada no desenvolvimento das estratégias digitais.

“O ciclo de vida de um profissional nas grandes empresas de T.I é de, no máximo, dois anos. E hoje em dia, todas as empresas se dizem tech, o que reforça a necessidade de ter um segmento de tecnologia extremamente alinhado e bem estruturado”, afirma.

Universo TOTVS - Palestra_Izabel_Branco

Izabel: a guerra por novos talentos é uma realidade cada vez mais palpável

 

“A dinâmica do colaborador hoje é a dinâmica do consumidor. Assim, as empresas precisam mostrar para o profissional o que elas têm de bom. Resumindo, funciona de maneira semelhante ao marketing digital: você precisa atrair o seu ‘público-alvo’”, acrescenta.

Escassez de talentos cria novas necessidades

Ainda de acordo com Izabel, a escassez de mão de obra gera a necessidade de as empresas reinventarem e repensarem suas estratégias para atrair profissionais. Na hotelaria, políticas de valorização de talentos internos é uma estratégia que tem sido bastante adotada neste momento de recuperação do setor.

A palestrante destaca que, atualmente, o Brasil só forma 46 mil, ficando consideravelmente abaixo da meta de 70 mil. “Se não entendermos a realidade do país, na qual o profissional tem que estudar e trabalhar simultaneamente, não vamos conseguir reverter esse quadro, que gera grandes índices de burnout em diversos setores. É importante investir em novas pessoas. Hoje, apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados no ensino superior”, completa Izabel.


Aumentando a competitividade no digital commerce

O Hotelier News está participando do Universo TOTVS, em São Paulo, trazendo diversos conteúdos ricos para a hotelaria. Entre eles, está o painel Saiba como as empresas estão crescendo e sendo mais competitivas no digital commerce. O debate contou com participação de José Alberto da Silva, diretor adjunto de TI do Grupo Ser Educacional; Nadielle Rocha, gerente de Sistemas da Afya Educacional; e Felipe Morgado, superintendente do Senai.

Os participantes do encontro, que tem dois dias de programação, falaram sobre as experiências de suas empresas no meio digital, no qual o segmento de hospitalidade também tem se inserido fortemente. “Nessa jornada de transformação digital, executamos e mudamos uma série de processos da companhia. A metodologia de ensino mudou e a partir de agora se inseriu no modelo híbrido, com efeitos bastante positivos. Com um cenário no qual o ensino é cada vez mais digitalizado, reestruturamos nosso e-commerce, deixando a jornada mais fluida”, afirma Silva.

Complementando o raciocínio, Nadielle falou sobre o meio online como forma de diversificar a oferta de serviços. “No meio educacional, também foi extremamente importante nos inserirmos nesse espaço, porque amplia o nosso leque”, explica.

Por fim, Morgado fez considerações sobre como atrair o público por meio do digital, oferecendo não só serviços, mas soluções para diversas demandas. “Oferecendo essas soluções, agregamos valor ao nosso trabalho e isso naturalmente atrai público consumidor. Além disso, precisamos concentrar em estratégias de marketing digital, que precisam estar em consonância com as soluções de tecnologia”, avalia.

Lições para a hotelaria

Baseado na explanação dos palestrantes sobre transformação e estratégias digitais, é interessante pontuar que a hotelaria também precisa seguir acompanhando esse movimento, para elevar a oferta de produtos e serviços, como tem acontecido no segmento de multipropriedade, que tem desenvolvido estratégias de e-commerce para elevar o potencial de vendas e reduzir custos.

“Como grande tendência geral, teremos o aumento considerável do uso da inteligência artificial, não só no setor de educação, mas em tantos outros. As pessoas buscam uma jornada fácil e essa necessidade pode ensinar muito para as empresas”, finaliza Silva.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News