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Já há alguns anos a internet está no centro da tomada de decisões por destinos, viagens e meios de hospedagens. Diante de uma feroz concorrência, hoteleiros de todos os perfis e tamanhos vêm investindo em estratégias de marketing e vendas para obter maior visibilidade na web. Departamento ainda falho em alguns empreendimentos, o Comercial muitas vezes precisa de uma mãozinha de especialistas para impulsionar as reservas. É justamente aí que entra a Unity Hotelaria.

Segundo levantamento feito em 2019 (antes da pandemia, portanto) pela Kantar Ibope Media, cerca de 60% dos brasileiros utilizam a internet para planejar viagens. Ainda que as OTAs sejam detentoras de grande fatia das reservas online, com a chegada da pandemia, o setor hoteleiro ganhou a oportunidade de aumentar seus índices de vendas diretas, visto que muitos clientes passaram a dar maior preferência a estes canais como consequência de dúvidas sobre protocolos sanitários e medidas restritivas nos destinos. E mais ainda, a mudança de comportamento foi uma abertura de portas para a fidelização dos hóspedes sem a interferência de intermediários.

Visando alcançar os resultados esperados, outra tendência se mostrou benéfica para os hoteleiros: a terceirização da central de reservas. Área de destaque e suma importância no setor de hospitalidade, ela representa também o contato inicial do cliente com o hotel. Pois é aquilo: uma abordagem equivocada e a venda pode ser perdida.

Há pouco mais de um ano, ainda no início da pandemia, Emanuel Lopes, CEO e fundador da GP Hotéis & Resorts, começou a receber demandas de hotéis independentes em busca de serviços de marketing digital. “Antes da crise, a GP já recebia alguns pedidos, mas não tínhamos interesse em oferecer esse tipo de trabalho por meio da administradora. Vimos essa demanda crescer com a pandemia, pois são empreendimentos reféns de OTAs e agências. Então, fundamos a Unity Hotelaria com foco nos pilares de vendas”, explica.

Lopes conta que a maior parte das vendas feitas por esses meios de hospedagens acontecia na recepção, sem um time especializado ou uma central de reservas eficiente. Do problema, nasceu uma oportunidade. A Unity surgiu com a missão de simplificar a busca por reservas para esses hotéis, pousadas e resorts, implementando processos de vendas pela internet.

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                Lopes e Junior criam estratégias de marketing digital customizadas

Unity Hotelaria: serviços e estratégias

Ao lado de Elias Júnior, diretor comercial da empresa, Lopes passou a criar estratégias de vendas diretas e marketing digital customizadas para cada cliente. Enquanto a gestão dos empreendimentos se preocupa com a operação, a Unity Hotelaria se encarrega da captação, conversão e entrega de resultados.

“Surgiu a oportunidade por não haver concorrência com os mesmos pilares. Muitas empresas oferecem consultoria de marketing, comercial, mas nenhuma tem um pacote completo com estratégias de divulgação, site, campanhas de tráfego pago, etc. Criamos as estratégias a quatro mãos de acordo com a necessidade de cada empreendimento”, ressalta o CEO.

Atualmente com nove clientes na carteira, distribuídos em destinos como João Pessoa, Maceió, São Pedro (SP), Ilhabela (SP), Olímpia (SP) e Goiânia (GO), a empresa utiliza ferramentas conhecidas no mercado como Google Adwords, Facebook Ads e Web Analytics para gerar tráfego e engajamento dos canais diretos.

“Cuidamos das tarifas, analisamos custos e criamos estratégias de Revenue Management. Nosso lema é que o hoteleiro cuide apenas da operação. Temos nossa central de reservas e cada atendente cuida de um hotel específico, fazendo orçamentos, fechando vendas e finalizando os pagamentos. Os hotéis só precisarão receber o hóspede”, acrescenta Lopes.

Outro ponto que fica a cargo da Unity é a conversão de leads e retenção de clientes. Já com a audiência engajada, a empresa utiliza inbound marketing, desenvolvimento de ofertas de controle de vendas omnichannel para transformar o público em vendas. Para manter o hóspede conectado ao negócio após o primeiro contato, são elaboradas estratégias de e-mail marketing, social media, CRM e remarketing.

Suporte e atendimento humanizado

Com o escritório centralizado em Goiânia, a Unity Hotelaria oferece suporte ao cliente por diferentes canais como telefone, redes sociais e WhatsApp. O atendimento funciona de segunda-feira a sábado, dando sempre prioridade para a humanização dos serviços.

“É uma tendência crescente a contratação de chatbots, o que é bacana, pois pega o cliente fora do horário de atendimento. Porém, sabemos que a conversão é mais assertiva quando o hóspede é atendido por uma pessoa para tirar dúvidas e negociar, principalmente em hospedagens de lazer. São detalhes que um robô não consegue se aprofundar”, salienta Lopes.

Mesmo priorizando o atendimento humanizado, a Unity também oferece suporte de vendas online. “Nosso marketing manda para as reservas, e quando as campanhas de conversão entram em funcionamento, criamos alternativas para não perder o cliente”.

Vale ressaltar que o padrão de contrato da empresa é de um ano, mas em casos de quebra não serão cobradas multas ou encargos. “Nosso pensamento é que se o hotel está ganhando, nós estamos ganhando também. Os contratos não são rígidos e entendemos o cenário do mercado”, pontua o CEO.

Interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800 606 8148 ou pelo email [email protected] Mais informações acesse www.unityhotelaria.com.br

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito da foto: Divulgação/Unity Hotelaria