Uma das demandas mais aguardadas pelo setor turístico, os eventos ainda caminham a passos lentos rumo à retomada. Enquanto os calendários não voltam à normalidade, Unedestinos reforça seu papel como entidade de integração entre os CVBs do país. Em parceria com a Vaniza Schuler consultoria, a associação promoveu um estudo sobre as captações de eventos para 2021.

Em abril de 2020, foi criado um grupo de acompanhamento da situação dos eventos programados para aquele ano. Com a explosão da pandemia e o início dos cancelamentos e remarcações, gestores dos Conventions Bureaus passaram a realizar reuniões a cada dois meses como forma de buscar soluções para o segmento.

“Tivemos uma primeira reunião para entender o real cenário da pandemia. Estávamos desde março com restrições e, até então, o setor estava otimista para a retomada. Acompanhando a situação de outros países, propus que criássemos um grupo de monitoramento para observar como as entidades vinham reagindo. A adesão foi voluntária e percebemos que seria interessante sistematizar os movimentos do segmento”, explica Vaniza Schuler, responsável pela pesquisa.

Um primeiro levantamento foi realizado em abril do ano passado e ao final de 2020, um segundo estudo foi feito para proporcionar um panorama do setor para o período. “Quando o ano acabou entendemos que era importante fazer um levantamento, pois tudo o que tínhamos eram projeções. Realizamos um estudo com tudo o que tinha acontecido em 2020 e integramos mais CVBs ao grupo”, acrescenta Vaniza.

No total, 34 entidades se juntaram com o objetivo de trocar informações, coletar dados, compartilhar boas práticas, fortalecer relacionamento e promover apoio emocional. Os membros do grupo são, em sua maioria, formados por executivos dos CVBs, consultores de marketing dos destinos, organizadores de eventos e gestores de centros de convenções.

Unedestinos - grafico 1

Unedestinos: panorama 2020

No ano passado, do total de eventos previstos, 23% não foram realizados (nem híbridos nem presenciais) em oito destinos respondentes. Para 65% dos respondentes, menos de 25% dos eventos previstos foram realizados. E apenas para 3% do total de respondentes mais de 75% dos eventos previstos foram realizados.

Já o total de eventos previstos que foram realizados de forma virtual, 32% dos respondentes afirmam que nenhum evento presencial foi transferido para o online. Já 15% dos respondentes realizaram de 25% a 50% de seus eventos em formato digital. Outros 3% promoveram de 51% a 75% de seus eventos de forma virtual. Outros 38% realizaram menos que 25% dos eventos previstos no ambiente online.

Sobre cancelamentos, 38% não realizaram mais de 75% dos dos eventos previstos em 2020. Cerca de 23% cancelaram de 51% a 75%; 15% não promoveram de 25% a 50% dos eventos e outros 15% não realizaram menos de 25% dos eventos previstos.

Unedestinos - grafico 2

Dos 34 respondentes, 23% captaram apenas um eventos em 2020 e 35% não captaram nenhum. Já 24% captaram de dois a quatro e nenhum captou de cinco a sete eventos.

Cerca de 26% dos eventos não foram autorizados a acontecer em 2020. Já 18% dos respondentes alegam que eventos com número de pessoas pré-determinado foram realizados e 26% realizaram eventos vinculados à capacidade máxima do estabelecimento.

Captação de eventos em 2021

Para 2021, 56% dos destinos já captaram eventos e 38% ainda não. Dos 34 respondentes, 12 captaram até cinco eventos, oito não captaram nenhum e apenas dois captaram mais de 20 até o dia 27 de abril. Entre os segmentos de destaque estão Medicina e Saúde, Administração e Esportes.

Sobre os projetos de candidaturas, 65% de entidades e empresas promotoras não estão solicitando a inclusão de informações, como protocolos sanitários, por exemplo. Dos eventos em processo de captação, 39% não estão sendo apresentados com expectativa de menor número de participantes e outros 22% sim.

unedestinos - grafico 3

Entre os dias 1º de janeiro e 27 de abril, 72% dos respondentes da Unedestinos não haviam captado nenhum evento e 22% já captaram algum. Dos sete destinos que captaram eventos, 43% captaram apenas um; 29% captaram dois; 14% captaram três e outros 14$ captaram quatro.

Quando as abrangências, 43% são eventos de nível nacional; 29% são regionais; 14% estaduais e 14% mundiais. Do total, 71% estão previstos para acontecer em 2022 e 29% em 2023.

Até o momento, nenhum evento está autorizado a acontecer sem restrições. Já 62% estão proibidos totalmente; 12% podem acontecer com autorizações pontuais; 12% autorizados com restrições e 14% foram proibidos parcialmente.

Cerca de 32% podem ser realizados mediante número de participantes; 36% de acordo com a capacidade do espaço e 23% mediante ambos os critérios.

Desde o início da pandemia,  a Undestinos aponta que 26% dos eventos foram autorizados a serem realizados mediante caráter excepcional e 74% não foram autorizados. Dos 34 respondentes, no período, 35% dos eventos sociais não foram autorizados a serem realizados; 46% dos congressos e 49% das feiras.

(*) Crédito da capa: Unsplash

(**) Crédito dos gráficos: Divulgação/Unedestinos