“A revolução de hoje não é a digital, é a revolução humana, em que se discute nossos novos papéis na sociedade.” É com essa frase que Tricia Neves sintetiza o cenário atual no mercado logo no início do seu artigo “Um novo olhar para a gestão”, que integra o e-book A Gestão da Jornada do Viajante: novo contexto, transformações nos negócios e soluções digitais. Em seu texto, a cofundadora e sócia-diretora da Mapie faz uma reflexão sobre o papel vital das pessoas nas organizações e como elas exercem enorme impacto nos resultados.

Com os textos de Tricia Neves e Mariana Aldrigui, o Hotelier News dá início à divulgação dos 24 artigos do e-book, que é uma parceria da Resorts Brasil com a FGV (Fundação Getulio Vargas). A cada final de semana, dois artigos serão repercutidos por meio de entrevistas do nosso time de jornalistas com os autores. As matérias ficarão durante uma semana no ar, disponibilizando um link para quem quiser ver o documento original. Então, voltemos à Tricia!

“O artigo é consequência do meu estudo e trabalho dos últimos anos,” declara. Papel da liderança, cultura empresarial, atenção às pessoas e transformação humana são alguns dos pontos que a sócia da Mapie analisa ao longo do artigo, que ganhou o título de Um novo olhar para a gestão.

“Na Mapie, buscamos que nossos clientes alcancem bons resultados, mas não só financeiros. Esse objetivo se materializa a partir de um modelo que combina mais com esse mundo complexo que vivemos hoje, o que necessariamente precisa incluir as necessidades das pessoas. A minha inspiração é tentar plantar sementes, seja na vida pessoal ou profissional”, completa.

Segundo Tricia, ela teve oportunidade de conhecer muitas empresas ao longo dos últimos 12 anos de consultoria pela Mapie. “Um aprendizado que me marca muito é que muita gente pensa que, quando se está muito tempo numa organização, aquele é o único modelo que existe”, comenta. “Não existe fórmula. Precisamos desapegar das verdades absolutas, isso nos ajuda a nos relacionar melhor com as pessoas”, complementa.

Líderes

Em seus mais de 25 anos de experiência profissional, que inclui cargos executivos na Blue Tree Hotels e a função de Market Analyst da Phocuswright, Tricia revela que já teve líderes bons e ruins. Aliás, como qualquer outra pessoa. “Muitos me ensinaram exatamente o que eu não queria fazer com os outros. No entanto, tive também a oportunidade de trabalhar para líderes que me inspiraram de muitas formas.”

Segundo a especialista em gestão de pessoas, um dos principais problemas nas empresas é a forma como escolhem seus líderes. “Na maioria das vezes, não são avaliadas habilidades de relacionamento e de comunicação com colegas, apenas a capacidade de gerar resultados. Com isso, os líderes escolhidos tendem a exigir dos outros o mesmo comportamento deles antes de serem promovidos.

Ainda assim, a consultora ressalta que muitos líderes atuais estão abertos a aprender e a se desenvolver. “Vale lembrar que esses profissionais também são pessoas, e têm sentimentos. São frutos do que sofreram e aprenderam ao longo de suas jornadas.” Tricia enfatiza, contudo, que para aprender essas novas habilidades, é importante ter um exemplo vindo de cima. “Embora o indivíduo tenha poder de mudança, a responsabilidade começa no primeiro líder, no dono ou CEO da empresa. Em muitos casos, o nível de liberdade da empresa é limitado pela visão dessa figura”, destaca a consultora.

Cultura empresarial

tricia neves - artigo gestão_interna

Tricia Neves é cofundadora e sócia da consultoria Mapie

No artigo, Tricia também discute bastante a relação entre cultura empresarial e o engajamento dos funcionários. Ela ressalta que cultura não se cria, mas existe de qualquer forma. “É a forma como nos relacionamos, comportamos e fazemos negócios. Acredito que, além de investir na estratégia, execução, nos processos e procedimentos, precisamos ter a consciência de que os indivíduos e a relação entre eles impacta muito na entrega da empresa”, afirma Tricia.

“Às vezes, temos uma estratégia de um consultor incrível, mas que deixa todos doentes por não levar em conta a qualidade de vida das pessoas”, diz. “É importante cuidar do ambiente em que as pessoas passam a maior parte do tempo. O dinheiro é importante, mas não tudo. Adoecemos e ‘matamos’ pessoas quando gerenciamos de forma tóxica e desrespeitosa.”

Para complementar, a consultora explica que é importante as empresas tratarem os funcionários sem fazer de conta que eles deixam suas preocupações pessoais em casa. “Somos pessoas íntegras, com modelos mentais e motivações próprias. Então, esses atributos são essenciais para levar também na gestão do negócio”, opina. “Gerir empresas não se trata apenas de criar estratégias de qualidade de produto, mas também de administrar pessoas com diferentes opiniões e perspectivas.”

Transformação humana

Fazendo um paralelo com a Revolução Industrial, que dentro de um contexto histórico é um acontecimento recente, Tricia diz que nossa cultura ainda carrega traços dessa era, sendo muito mecanicista, em um fenômeno cultivado desde a base. “Criamos crianças igual fábrica: toca o sino para elas voltarem pra sala, para comerem e para irem embora. Além disso, elas também são obrigadas a usarem uniforme. A escola virou um criador de gente para a indústria”, critica Tricia. “Acredito numa educação mais humana. Penso que as empresas devem ganhar dinheiro, sim, mas não a custo humano”, acrescenta.

Tricia acredita também que esse modelo de empresa dividida em diferentes áreas, cada um apertando um parafuso, tenha data marcada. Embora a transformação possa levar um conjunto de décadas para se tornar o padrão, como acontece com todas inovações, há sinais claros de que está em andamento.

“As novas tecnologias nos trouxeram a possibilidade de enxergar o que é possível ou não de ser realizado por máquinas”, afirma Tricia. “Com isso, perdemos a responsabilidade de agir como elas, podendo voltar ao lado humano, a sentir, pensar e empatizar com o outro. A revolução tecnológica já aconteceu, agora a revolução é humana, consistindo em nos apropriar daquilo que só nós sabemos fazer”, conclui.

Para ler o artigo completo de Tricia Neves, acesse o link.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Mapie