Uma das principais plataformas de carros por aplicativo, a Uber mira novos mercados de atuação. Com o intuito de se tornar um super app, a empresa anunciou que passará a oferecer serviços de reservas de hotéis e passagens aéreas. A partir deste verão, a ferramenta disponibilizará a compra de passagens de trens e ônibus intermunicipais no Reino Unido, além de aluguéis de automóveis.

Ainda este ano, a Uber planeja entrar no mercado de meios de hospedagens, cobrindo todas as etapas da indústria de viagens. As funcionalidades serão implementadas no Reino Unido a partir de junho de 2022 e, após o período de testes, é possível que mais países sejam contemplados com os serviços, segundo divulgado pela Phocuswire.

A mudança faz parte de um projeto piloto do aplicativo, que não venderá as passagens diretamente, mas por meio de parcerias e integrações de APIs. Os acordos exigem pouco investimento de capital, mas contribuirão para a receita final da empresa.

Na Europa, a empresa tem interesse em vender passagens para o Eurostar, trem que liga Paris a Londres. Além disso, ao comprar uma passagem de trem ou ônibus, o viajante poderá garantir que um motorista parceiro esteja esperando por ele na estação para levá-lo ao hotel.

Aplicativo universal

O plano da empresa é centralizar serviços de viagens no aplicativo. “Todos valorizam a liberdade de organizar viagens de maneira simples e conveniente, e é por isso que estamos entusiasmados em nos tornarmos um balcão único para todas as suas necessidades de viagem.” diz Jamie Heywood, gerente geral da Uber para o Reino Unido.

“Você pode reservar passeios, bicicletas, serviços de barco e scooters no aplicativo Uber há vários anos, portanto, adicionar trens e ônibus é uma progressão natural. Ainda este ano, planejamos incorporar voos e, no futuro, hotéis, integrando parceiros líderes no aplicativo Uber para criar uma experiência de viagem perfeita”, comenta Heywood.

Em outros países, a empresa já havia aumentado sua área de atuação no setor com o Uber Explore. A ferramenta permite aos usuários reservar experiências como jantares e eventos. Neste caso, os parceiros para a iniciativa incluem o Yelp, bem como a plataforma de inteligência de demanda PredcitHQ, com sede na Nova Zelândia.

A ideia de transformar a Uber em um super app é antiga. Dara Khosrowshahi, CEO da empresa, já havia despertado esse interesse desde 2018, porém a pandemia acabou atrasando os planos. Não é a primeira vez que um aplicativo de outro setor investe no mercado de viagens. Em 2020, o Rappi – plataforma de entregas – lançou o Rappi Travel, braço de negócios que comercializa passagens aéreas e reservas de hotel.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire