A tipografia é, por definição, a arte e o processo de criação na composição e impressão de um texto, física ou digitalmente. E foi esta área, umas das mais importantes do universo gráfico, que inspirou o design dos hotéis e o nome da Typo Hotels. Recém-chegada ao mercado hoteleiro, a empresa nasceu com o objetivo de agregar empreendimentos independentes e oferecer serviços de gestão.

Atualmente com duas unidades no Rio de Janeiro, o Typo Mini Hotel Copacabana – antiga pousada boutique Rio INN Art -, e o Typo Hotels Barra da Tijuca, a cadeia de hotéis possui um modelo de negócios que se assemelha aos apresentados pela VOA Hotéis e OYO Hotels & Homes.

Baseada em pilares como padronização, distribuição, treinamento e tecnologia, a Typo Hotels entra para jogar no time de empresas que oferecem suporte a hoteleiros menores e familiares, principalmente quando o assunto é backoffice.

Com duas bandeiras disponíveis – Typo Mini e Typo Hotels – a primeira é direcionada a empreendimentos de pequeno porte, pousadas e hotéis boutique. Já a segunda mira propriedades com maior oferta de quartos.

A proposta é fortalecer a operação dos parceiros que ainda patinam para manter boas ocupações e não possuem o respaldo de grandes redes, replicando os mesmos erros. Dentre os serviços prestados pela Typo estão: financeiro, RM (Revenue Management), distribuição, comercial, central de reservas, RH (Recursos Humanos), contábil e fiscal.

Contando com o apoio e consultoria de Gabriela Otto, fundadora da Go Consultoria, a empresa afirma que sua missão é elevar a receita dos hotéis de ponta a ponta, além de auxiliar na redução de custos com serviços associados à marca.

Typo Hotels - decoração

Roxo é predominante na padronização

Typo Hotels: design e serviços

Com o roxo predominante, a Typo Hotels tem como característica a padronização de suas unidades. Ao contrário da OYO, por exemplo, hotéis que entrarem para o portfólio da rede investem em suas próprias decorações, pelo menos por enquanto. Além da fachada chamativa, lobby, quartos e áreas comuns levam elementos da tipografia como parte da experiência do hóspede.

Todos os itens decorativos dos quartos estão à venda na Boutique Typo. A loja comercializa mobiliário, artigos de arte, quadros, etc para que o hóspede possa levar uma parte do hotel para casa, além de ser uma fonte de renda para os empreendimentos. Interessados podem comprar diretamente na unidade ou pela internet.

Outro ponto que separa a rede das demais é o modelo de parceria. A Typo cobra apenas pelos serviços prestados, mas não arrecada taxas de reservas. Segundo a própria empresa, essa é uma prática que sufoca os menores e gera mais custos. Mas para estar no guarda-chuva da companhia, é preciso contratar um pacote mínimo de oferta.

Para elevar as receitas, a empresa busca soluções eficazes e acessíveis existentes no mercado. O hotel parceiro precisa, obrigatoriamente, aderir aos sistemas escolhidos, do contrário a Typo entende que a proposta do serviço se perde. Vale ressaltar que a companhia não desenvolve tecnologias próprias, mas utiliza ferramentas de players reconhecidos no mercado como Omnibees – para o motor de reservas – e Webspot para conexões de internet.

Já o Clube Typo é um programa de vantagens que oferece cashback aos membros e outros benefícios para os clientes utilizarem nas unidades da rede.

Typo Hotels - decoração - 2

Tipografia está presente na decoração

Expansão e modelos de contrato

Em contato com a reportagem do Hotelier News, a Typo Hotels explica que está em busca de parceiros que queiram abraçar a causa da empresa e acreditem no potencial da marca. Em contrapartida, além dos serviços a empresa ainda oferece vantagens como plano de saúde para todos os funcionários dos hotéis.

Como o próprio nome diz, o foco da companhia não é se apegar a um perfil de propriedade, mas disponibilizar hotéis para cada tipo de cliente. Por hora, os modelos de contrato são de prestação de serviços, mas a rede não descarta firmar parcerias por arrendamento.

Em um primeiro momento, a Typo Hotels mira expandir seu portfólio na capital fluminense e já está em fase de conversas com propriedades da Zona Sul. Em seguida, os planos são fincar bandeiras em outros destinos brasileiros. Até o fim de 2021, a meta da rede é chegar a cinco unidades.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Typo Hotels