Conforme o recrudescimento da pandemia da covid-19 no Brasil, planos de turistas para viagens também se alteram. De acordo com a agência de viagens Bancorbrás, o período pode representar o fomento de destinos mais “tranquilos”. Dessa forma, locais com menor fluxo podem ser tornar tendências nos próximos meses.

Esse entendimento de mercado é de Júnior Lins, diretor executivo da agência. O profissional acredita que os turistas devem procurar se afastar de grandes centros urbanos. Além disso, o objetivo principal será descansar e manter-se isolado.

“O momento agora é de se cuidar. Turistas devem planejar o próximo passeio com antecedência, pensando nas restrições de cada destino”, diz. Todos os estados brasileiros adotaram protocolos sanitários.

Opções para turistas

A Bancorbrás selecionou quatro destinos que podem promover o distanciamento social e, ao mesmo tempo, promover diversão aos turistas. Veja:

Parque Estadual Terra Ronca (GO)

O parque, que fica em São Domingos, é conhecido por belezas naturais, ofertando grutas e cavernas com milhões de anos (Caverna Angélica e a São Bernardo). O local também abriga pinturas rupestres datadas de mais de 10 mil anos.

Jalapão (TO)

A região, conhecida pelo ecoturismo, traz atrações como a Cachoeira da Formiga, fervedouros, dunas, entre outros lugares. Além disso, a cidade produz artesanato com capim dourado.

Serras Gerais (TO)

Ainda no Tocantins, entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga, existe a maior cadeia de serras do Brasil. O destino, voltado aos turistas que gostam de natureza, possui rios com águas cristalinas, água doce e quedas d’água.

Alter do Chão (PA)

Localizado no município de Santarém, a localidade oferece cenários como o Rio Tapajós e Arapiuns, além de passeios de barco e lancha. Na região, o aquífero de Alter do Chão é um dos destaques, com grande quantidade de água doce subterrânea, capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa descoberta é um dos motivos que atrai tantos estrangeiros para a região todos os anos.

(*) Crédito da foto: Eva Darron/Unsplash