A COP26, conferência sobre mudanças climáticas, realizada em Glasgow, Escócia, pode ter finalmente alertado o planeta para a importância da adoção de práticas sustentáveis, que contribuem para a redução dos impactos ambientais. Na indústria de viagens, turismo e hospitalidade, argumenta-se que as empresas, em sua maior parte, têm evitado abordar a questão de forma significativa. Neste sentido, recentemente o WTTC (Word Travel & Tourism Council) pediu que o setor tenha metas de sustentabilidade mais ambiciosas.

Após décadas de advertências e apresentações de evidências científicas para ilustrar os impactos causados pela ação humana no planeta, ativistas e especialistas começam a ter uma visão mais positiva em relação às ações propostas para garantir a sustentabilidade no futuro.

Por outro lado, convencer governos a aderir à agenda de práticas sustentáveis não é tarefa das mais simples. Neste sentido, a COP26 mostra sua importância, visto que foi estabelecido um acordo global em muitas áreas durante a conferência.

Turismo e sustentabilidade

De acordo com o Phocuswire, existe grande pressão por parte dos viajantes para que as empresas do setor passem a mudar seus hábitos e desempenhar um papel proativo nessa questão, ao invés de simplesmente observar as iniciativas sendo tomadas por outras frentes.

Neste sentido, as DMOs (Destination Marketing Organizations) têm papel fundamental nessa mudança de mentalidade, seja por meio de agências comerciais ou financiadas pelo governo.

Chris Adams, chefe de pesquisa e análise da Miles Partnership, complementa esta linha de raciocínio. “Acreditamos que as DMOs podem desempenhar um papel crítico na liderança desse esforço”, afirma.

“Além de defender o turismo, as DMOs precisam contribuir com sugestões práticas e ações específicas – e trabalhar para unir os setores público e privado, podendo também contribuir no direcionamento do dinheiro arrecadado com o turismo para lidar com a mudança climática”, reforça. Visando conscientizar o setor, a Miles Partnership produziu uma série de recomendações para estimular a implementação de práticas sustentáveis.

Ainda abordando ações implementadas, em novembro a Booking.com lançou um selo de viagem sustentável, com o objetivo de fornecer informações para turistas que pretendem viajar de forma mais consciente.

Marketing sustentável

Com essa prática, as DMOs devem enfatizar vários tipos de viagens sustentáveis em seus canais de comunicação. Além disso, o marketing sustentável também tem o intuito de promover negócios que estejam em consonância com a redução de impactos ambientais, como a baixa emissão de carbono.

Entre as ações propostas, está uma abordagem flexível em relação aos impostos cobrados aos visitantes. Ou seja, eles serão notificados que, se viajarem fora da alta temporada, consequentemente pagarão menos.

Por fim, também está previsto o desenvolvimento de programas de fidelidade sustentáveis, o que significa que os hotéis e companhias aéreas devem premiar viagens feitas de forma responsável e em harmonia com o meio ambiente.

“Centenas de bilhões de dólares são coletados globalmente por meio de impostos e taxas de visitantes, seja redirecionando parte desse financiamento existente do turismo ou desenvolvendo novos impostos ou avaliações focados na sustentabilidade e no turismo regenerativo. Dessa forma, as DMOs precisam ser uma voz no sentido de direcionar esses financiamentos, para que os recursos possam ser usados como soluções”, complementa Adams.

Transporte e infraestrutura sustentáveis

Com a digitalização do setor de viagens, os consumidores podem usar, de forma rápida, outros tipos de serviço para se locomoverem, o que levou a um aumento considerável do uso de e-bikes e scooters, por exemplo.

Com isso, os destinos devem ser incentivados a integrar esses serviços em suas estratégias, garantindo assim opções verdes, ou seja, de acordo com os critérios de sustentabilidade, com as DMOs firmando parcerias com organizações dos setores público e privado para encorajar a inserção dessas opções.

(*) Crédito da foto: annacapictures/Pixabay