Turismo pode impulsionar economia latina em US$ 260 bi em 10 anos, diz WTTC
1 de julho de 2024O WTTC (World Travel and Tourism Council), em parceria com a VFS Global, anunciou que o setor de viagens e turismo da América Latina tem potencial de agregar quase US$ 260 bilhões à economia regional e gerar cerca de 8 milhões de novos empregos nos próximos 10 anos. Conforme o relatório Desbloqueando oportunidades para o crescimento do turismo e viagens na Latam, esse crescimento potencial está condicionado a três políticas principais que podem impulsionar um crescimento anual de 3,4%, alcançando contribuição total de aproximadamente US$ 909, 2 bilhões.
O relatório apresenta um conjunto de políticas destinadas a alavancar o crescimento na América Latina, focando na infraestrutura de transporte, na facilitação de vistos e no marketing turístico. O setor turismo é altamente significativo na região, que vem crescendo em estrutura e atraindo grandes grupos hoteleiros, com contribuição de mais de US$ 629 bilhões para a economia em 2023, quando recebeu 86 milhões de turistas internacionais.
Em 2023, o setor foi crucial para a geração de emprego, sustentando mais de 24,6 milhões de postos de trabalho, representando 9% de todos os trabalhos na região. Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, afirma que o segmento passou por uma transformação considerável. “Nos últimos anos, cresceu consideravelmente, ajudando de maneira significativa a economia regional. Desde 2000, o setor tem registrado crescimento substancial. Por outro lado, os países da região necessitam de melhores infraestruturas de transporte, processos de vistos simplificados, melhor proteção da biodiversidade e da natureza, além de campanhas de marketing eficazes para promover os destinos nesta região vibrante”.
Oportunidades para a região
O relatório também destaca uma abordagem estratégica para o aprimoramento do turismo, incluindo investimentos em infraestrutura, melhoria da conectividade aérea e simplificação dos procedimentos de visto. Além disso, o WTTC ressalta a importância de proteger a biodiversidade e a natureza por meio de uma gestão mais eficiente da água e do uso de energia de baixo carbono.
A adoção de tecnologias digitais, aponta a pesquisa, melhora a experiência do viajante e pode otimizar estratégias de marketing baseadas em dados. Investir na população local e na preservação natural enriquece a experiência dos visitantes e garante a sustentabilidade e inclusão no setor de viagens.
Por fim, o relatório observa que a implementação de medidas de segurança gera confiança e sustenta o crescimento do setor. Essa estratégia visa fortalecer a posição da região como um destino globalmente competitivo e atraente. Esses esforços podem liberar o potencial de preservação ambiental, criação de empregos e desenvolvimento econômico no segmento.
(*) Crédito da foto: Pixabay