Turismo encerra primeiro semestre com alta na geração de empregos
5 de agosto de 2024O turismo no Brasil foi responsável pela criação de mais de 98 mil vagas de emprego no primeiro semestre deste ano. Os dados foram compilados pelo MTur (Ministério do Turismo) a partir de informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do Ministério do Trabalho e Emprego. Somente em junho, foram 14,1 mil novos postos de trabalho, quase o dobro em comparação a maio, quando 7 mil pessoas foram contratadas, aponta o Exame.
Mais de 50 atividades econômicas estão ligadas ao turismo, correspondendo a 8% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Entre as áreas que mais registraram novos empregos no semestre estão negócios relacionados à hotelaria, além de bares, restaurantes e empresas de transporte rodoviário de passageiros.
No setor de serviços, que abrange atividades associadas ao turismo, foram 716,9 mil vagas preenchidas, representando 55,14% do total de 1,3 milhão de postos de trabalho formais ocupados desde o início do ano. Os números, segundo a pesquisa, representam um alento para o setor quatro anos após a pandemia de Covid-19.
O isolamento exigido como forma de prevenção ao contágio pelo coronavírus impactou significativamente o turismo e resultou em queda no faturamento das empresas, além de reduzir a projeção de novos negócios.
Outros dados
No recorte por região, o Sudeste liderou com folga o número de novos empregos com carteira assinada no setor de serviços, com 359,5 mil vagas, destacando-se o estado de São Paulo, com 210,9 mil postos de trabalho criados. O Sul ficou em segundo lugar (123,1 mil), e nessa região o melhor desempenho ficou com o Paraná, com 60,2 mil vagas. No Nordeste houve a criação de 116,8 mil oportunidades, e a Bahia foi o destaque, com 31,9 mil empregos formais somente em serviços.
O bom momento pode ser interpretado como reflexo do alto volume de entrada de viajantes estrangeiros no país neste ano. Entre janeiro e junho, foram aproximadamente 3,6 milhões de visitantes internacionais em diversos destinos brasileiros. O número é 9,7% maior do que o observado no mesmo período do ano passado.
Os aeroportos foram a porta de entrada para mais de 2 milhões de viajantes. Entre as medidas que têm contribuído para fomentar a vinda de turistas estrangeiros, está o Pati (Programa de Aceleração do Turismo Internacional), iniciativa promovida por meio da parceria entre os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, que deverá oferecer 70 mil novos assentos em voos internacionais para o Brasil entre outubro de 2024 e março de 2025.
O setor segue otimista para os próximos meses. A projeção da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) é de que o ano termine com uma marca de 6,6 milhões de turistas estrangeiros, alcançando o patamar de 2018.
(*) Crédito da foto: Divulgação