Este ano, o setor de turismo de Pernambuco teve receita de R$ 444 milhões com o São João da Retomada, uma das festividades mais importantes do calendário turístico do estado. A cifra representa incremento de 3% sobre o valor alcançado em 2019 (R$ 433 milhões). Segundo pesquisa realizada pela Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) e Setur-PE (Secretaria de Turismo e Lazer), a região recebeu mais de 1 milhão de visitantes no período.

O levantamento foi realizado com mais de 1,8 mil pessoas nos municípios de Arcoverde, Caruaru, Gravatá e Petrolina. Entre os viajantes, 78% residem no estado, reforçando a importância da festa para o povo pernambucano. Em seguida, aparecem Bahia (6,09%), Alagoas (3,77%), Paraíba (2,82%) e São Paulo (1,61%) como principais mercados emissores para a festa.

Impacto na hotelaria

O ciclo junino foi responsável por grande movimentação na rede hoteleira, confirmando as expectativas da ABIH-PE. Em destinos como Arcoverde, Caruaru, Gravatá, Petrolina e Bezerros, a ocupação chegou a 92%. Já em Ipojuca e Fernando de Noronha, o indicador ficou em 93% e 87%, respectivamente, mesmo se tratando de municípios que não comemoram o São João.

Do total de entrevistados, 80% afirmaram que a festividade foi a principal motivação da viagem. Além disso, os dados divulgados pelo levantamento apontam para um processo de renovação de turistas, visto que 40% relataram ter visitado o estado pela primeira vez.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-PE