Desde o início da pandemia, o e-commerce se tornou um forte aliado tanto para empresas quanto para consumidores. O mercado online facilitou a compra e venda de serviços durante os períodos de isolamento social e mesmo com as flexibilizações das medidas contra o Covid-19, o cenário não deve mudar. Dentre os setores mais afetados pela crise, o turismo cresceu 18,61% em julho, impulsionando o comércio digital brasileiro.

Os dados são do Relatório Setores do E-Commerce no Brasil, que aponta um total 1,73 bilhão de acessos em julho, o que representa o crescimento de 4,58% no e-commerce nacional frente ao mês anterior. A pesquisa é produzida mensalmente pela agência Conversion, especializada em SEO.

Em contrapartida, ainda que muitos segmentos tenham aquecido, outros apresentaram queda em muitos períodos durante a pandemia. O turismo é um exemplo clássico, pois com as restrições de viagens, foi altamente impactado pela redução nas vendas, cancelamentos e adiamentos.

Com o avanço da vacinação, o turismo tem sido um dos principais responsáveis pela movimentação econômica do e-commerce. Entre os players da categoria, a Booking.com lidera, seguida pelo Hurb e 123 Milhas. Outra pesquisa já apontava o crescimento de 230% nas reservas de hotéis e pousadas em junho.

Na sequência, temos o setor de Esportes (17,75%), com os maiores sites sendo Netshoes, Centauro e Nike, seguido por Importados (9,22%) – que permanece em crescimento graças ao boom das plataformas asiáticas, sendo AliExpress e Shopee os dois principais sites da categoria, seguido da Amazon. Confira o ranking dos setores com maior crescimento abaixo:

e-commerce - tabela

E-commerce: retomada

De acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o turismo sofreu queda de 36,6% em 2020, mas as perspectivas de recuperação são positivas para 2021 e 2022.

Para Diego Ivo, fundador da Conversion, as buscas dos usuários na internet refletem uma possível tendência para o segundo semestre de 2021. “Com a pandemia, os brasileiros mudaram muitos hábitos e comportamentos, mas o desejo de viajar permanece. Por isso, com a vacinação acontecendo em todas as cidades do país, é possível prever uma retomada do turismo de forma positiva, recuperando-se economicamente das baixas do ano passado”.

Logo, esse crescimento do turismo já no primeiro mês do segundo semestre de 2021 mostra que, com o avanço no ritmo da imunização e, consequentemente, a diminuição dos casos de Covid-19 no país, os hábitos de viagens dos brasileiros tendem a voltar como antes ou até mais impulsionado. De acordo com pesquisa realizada em âmbito nacional e disponibilizada no relatório da Conversion, após a pandemia e/ou vacinação, 91% dos entrevistados pretendem fazer alguma viagem a turismo, reforçando a expectativa para o setor.

O estudo destacou também que 78% dos brasileiros pretendem viajar de avião após tomarem a segunda dose da vacina ou completar a imunização. Ainda, 31% dos entrevistados afirmam que irão viajar mais do que antes da pandemia, quando for possível.

(*) Crédito da foto: Pickawood/Unsplash