*Matéria publicada originalmente no site Que Gostoso!, de Claudio Schapochnik

Em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira paulista e distante cerca de 172 quilômetros de São Paulo, há um restaurante que merece ser visitado para saborear as delícias do cardápio (bastante extenso), sobretudo as trutas, pelo menos uma vez. É o belíssimo Arco Íris.

Com vários ambientes, a casa fica numa ampla propriedade com um lago de 3 mil m² de superfície cercado por enormes árvores. Vale a pena dar a volta à margem do lago e tirar muitas fotos. Mas antes, garanta a sua mesa.

Em junho, num domingo, almocei com minha esposa no estabelecimento. Chegamos por volta do meio-dia, e a casa estava bem cheia — mesmo com as normas de distanciamento maior entre as mesas por causa da pandemia de Covid-19.

Em 2014, quando fui a primeira vez ao Arco-Íris, fui num dia de semana e não era temporada de férias. Aí dava pra escolher onde se sentar, e almocei no que considero o lugar mais bacana do restaurante: nas cabanas em frente ao lago.

Então, o “mandamento” número um por lá: quer se sentar numa cabana em frente ao lago, então chegue bem cedo mesmo. Caso contrário, sua mesa estará dentro de um salão — ainda que algumas mesas têm vista para o lago, mas não é a mesma coisa…

 

 

Truta

 

O ALMOÇO
Assim como na minha primeira vez no Arco Íris, nesta segunda vez em junho passado também escolhi almoçar truta, mesma escolha da minha esposa. No cardápio há 16 opções de trutas e outras duas de trutas defumadas. Em relação aos preços giram em torno dos R$ 60 cada.

Sentamos bem no fundo do restaurante. Não havia vista para o lago mas, para minha surpresa, para uma pequena queda d´água natural.

Escolhi a truta com molho de champignon e bacon, que acompanha arroz branco e batata souté. Minha esposa pediu a truta com o nome do restaurante, que vem com molho de laranja, arroz com nozes trituradas e brócolis com alho poró no azeite.

O atendimento dos garçons e das garçonetes foi bom, e os pratos demoraram cerca de 20 minutos depois do pedido. Para beber, fomos de água com gelo e limão espremido.

 

 

Truta

 

As trutas chegaram quentes à mesa. A minha estava bem saborosa. Que gostooooooso! Combinou muito bem com o champignon e o bacon — o molho, no entanto, poderia estar presente em maior quantidade. O arroz estava ok, bem cozido. O mesmo não afirmo da batata souté: mais uns minutos de cozimento e estaria completamente macia.

A truta pedida pela minha esposa estava ótima! Que gostooooooso! Sobretudo pelo molho de laranja por cima do peixe. O brócolis do acompanhamento é o ninja. Para mim, não tem gosto de nada, ao contrário do brócolis ramoso/caipira, com aquela cor verde viva, talos e folhas também comestíveis. Caso usasse essa espécie, acredito, o restaurante deixaria o prato visualmente ainda mais bonito.

Recomendo o Arco Íris e repito: chegue cedo e almoce em uma das cabanas em frente ao lago. Com esse cenário, a experiência valerá mais a pena.

SERVIÇO:
Restaurante Arco Íris
Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 3.663, Santo Antônio do Pinhal/SP
Horários: segunda e terça fechado (exceto feriados; quarta a domingo, das 9h às 17h
Nos meses de janeiro e julho: abre diariamente
Tel. (12) 3666-1241
www.restaurantearcoiris.com.br

(*) Crédito das fotos: Claudio Schapochnik/Que Gostoso!