Os desafios impostos pela pandemia à hotelaria brasileira são driblados aos poucos. Com ajuda das mídias sociais e o trabalho com OTAs, o Tropical Executive Hotel, em Manaus, galgou a aproximação com o hóspede local, chegando a receita de R$ 1,5 milhão entre janeiro e maio deste ano. A ocupação nesse período ficou em 34%, com a diária média de R$ 225,50.

De acordo com Caroline Tribuzy, gerente geral do hotel há oito meses, ainda não são os níveis desejados, mas dá sinais da recuperação. “O primeiro semestre, com todas as restrições impostas no estado, nos trouxe mais tranquilidade. Isso mostra que o reaquecimento da hotelaria ocorre gradativamente e estamos nos preparando para isso”, afirma.

Carolina pontua que o hotel alinha sua estratégias de utilizar o Instagram às revitalizações do Tropical Executive, acreditando que isso também pode ajudar na captação de hóspedes. A reforma de áreas como restaurante e recepção, além da troca de camas até o fim de 2021, são algumas das ações que visam mostra atualização ao cliente.

“O nosso público é 80% local, sendo do Amazonas e Boa Vista. Sendo assim, mostrar a ele que o hotel não para de inovar está entre as formas de ampliar o número de hospedagens. Isso porque muitos moradores não estão viajando e, em razão disso, precisam de opção de lazer próxima. Estamos atendendo a necessidade do público manauara”, explica a gerente geral.

Os 20% restantes das regiões emissoras se divide entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com o desfavorecimento do segmento corporativo nacional, adaptar-se ao lazer também foi uma alternativa para manter o equilíbrio da receita.

Estrutura

Com 370 apartamentos no total, o Tropical Executive opera no regime de condo hotel. No pool hoteleiro, são 119 UHs disponíveis, sendo que seis estão em reforma. Com gestão independente desde 2018, a gestão do hotel de 16 anos passou pelas mãos do Grupo Tropical (mesmo do Tropical Hotel), Atlantica Hotels e, por último, Nobile Hotéis & Resorts.

Os quartos, alguns com espaço de mini copa, possuem 33 metros quadrados (m²) e são distribuídos pelo prédio de 16 andares. No último, o hotel disponibiliza um espaço para reuniões e rooftop para eventos sociais.

Tropical Executive: perspectivas

Para o restante do ano, Nathália Aguiar, supervisora de Vendas da unidade, espera finalizar as reformas da recepção e a troca de camas e enxovais de todos os quartos. Além disso, aguarda-se uma melhora no corporativo, dado o histórico de segundo semestre aquecido em Manaus.

“Vamos ainda mais fortes na questão de atualização e personalização dos serviços. Essa abordagem deve ajudar a cumprir uma meta anual otimista e ousada para 2022: mais de 75% de ocupação, diária média maior e uma receita entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões — próximo a 2019”, complementa a executiva.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Tropical Executive Hotel