Wander Areosa é um grande apreciador de música. Fã de sertanejo, gosta de tocar violão nas horas vagas para relaxar após dias de muito trabalho. Além disso, o CEO do Amazon Jungle Palace gosta muito de ler e tem apreço especial por dois livros: Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki; e Criatividade S.A., de Amy Wallace e Edwin Catmull.

O executivo é graduado em Ciência da Computação pelo CESF (Centro de Ensino Superior Fucapi) e gosta de empreender desde os 13 anos de idade, quando montou uma oficina de bicicletas por conta própria. “Nunca gostei muito de seguir ordens e ter alguém me dizendo para onde ir, tanto que fui empregado apenas duas vezes na vida”, ressalta.

Na sessão de hoje (24) do Três perguntas para, o Hotelier News recebe Areosa para um bate-papo sobre as perspectivas e estratégias do empreendimento para este ano. Confira!

Três perguntas para: Wander Areosa

Hotelier News: Recentemente, você mencionou que até 2023 o Amazon Jungle Palace ganhará mais 85 apartamentos, elevando a sua oferta de hospedagem. Quais estratégias o empreendimento tem adotado para garantir que a procura pelo hotel acompanhe este processo de expansão?

Wander Areosa: Temos hoje a maior estrutura em termos de auditório em hotel em todo o estado do Amazonas. São mais de 800 lugares em uma propriedade em meio à selva amazônica, flutuando sobre as águas do Rio Negro. Essa estrutura permite imersões de grandes grupos corporativos, a fim de realizar conferências, lançamento de produtos, treinamentos entre outros.

Acreditamos que os eventos sejam o canal gerador de demanda para o nosso hotel. Realizá-los no meio da selva, com toda a estrutura da cidade, é algo surreal. Inclusive, teremos um casamento neste formato. Imagine essa moda “Case na Amazônia” pegando para o mundo inteiro, seria incrível.

A minha missão e desejo é de incentivar e fazer o brasileiro conhecer mais o destino, se conectando com a mãe natureza da forma mais confortável possível. Outra oportunidade que se encaixa perfeitamente em nosso conceito de hotel é o bleisure, que descreve viagens de negócios que abrem espaço para o lazer. Neste contexto, os viajantes estendem a duração da sua estadia, para que desfrutem de um período de turismo, relaxamento e lazer no local após encerrar seus compromissos profissionais.

HN: Para este ano, quais são as principais metas? As iniciativas sustentáveis continuarão sendo um dos principais focos?

WA: Nossa meta é tornar o Amazon Jungle Palace referência em hotelaria sustentável de luxo na selva, com a melhor experiência já entregue para um hóspede. Presenciei um fato muito interessante algumas semanas atrás: uma hóspede da melhor idade chorando por ter que ir embora e, quando perguntamos por que chorava, ela disse: “não entendo como essas pessoas nesse hotel têm tanto amor para dar”. Neste momento, sentido muito orgulho, pois encantar é a principal missão da nossa equipe.

Nosso foco sempre será o sustentável, até porque é o que nos torna diferentes. Não derrubamos árvores para fazer cabanas e não poluímos o rio, pois temos várias estações de tratamento. Além disso, também desenvolvemos um projeto de replantio de árvores por parte dos hóspedes. Na comunidade de Paricatuba, temos uma iniciativa para formar guias mirins em parceria com a escola. Damos preferência por contratar pessoas das comunidades em volta do hotel para que essas pessoas não precisem fazer grandes deslocamentos em busca de emprego.

HN: Como o hotel tem performado do começo de 2022 até aqui? Os indicadores têm sido satisfatórios?

WA: Na verdade, assumi o hotel há apenas oito meses e quando cheguei tínhamos dois problemas: eu não conhecia o funcionamento de processos hoteleiros e o empreendimento não tinha qualquer distribuição. Hoje, ambos foram solucionados. Como minha formação é tecnológica, aprender sobre novos negócios nunca foi algo complicado para mim. Assim que assimilei a lógica de tudo, as três primeiras coisas que fiz foram montar uma equipe, vender minha ideia para eles e contratar um channel para distribuir o hotel na prateleira de todas as operadoras, OTAs e Brockers nacionais e internacionais.

Com boa distribuição e uma equipe comercial de primeira linha, estamos aos poucos elevando os números. Acredito verdadeiramente que 2022 ainda é o ano da reestruturação e 2023 será o ano da explosão do turismo no Brasil. A pandemia fez com que o brasileiro olhasse para dentro de casa e aproveitasse muito mais tudo que temos para oferecer, o que antes só era apreciado pelos estrangeiros.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal