Vinícius Pavei é um apaixonado por tecnologia. Para se ter uma ideia, com apenas 12 anos ele desenhou o primeiro website por pura diversão, recheando-o com GIFs animados e vídeos engraçados. Daí para a faculdade de Sistemas de Informação e, depois, para trabalhar com chatbots foi um pulo. Co-fundador e atual CTO da Asksuite, o empreendedor nascido e criado em Criciúma (SC), mas morador de Florianópolis, é o convidado do Hotelier News na sessão Três perguntas para de hoje (10).

No bate-papo com a reportagem, foi praticamente impossível escapar do assunto. Lançada este mês, a plataforma omnichannel da Asksuite guiou a conversa com Pavei, que forneceu ainda mais detalhes sobre o que a ferramenta pode oferecer aos hoteleiros. “E esse novo modelo cria uma série de novas oportunidades de vendas diretas e de receita dentro da nova plataforma omnichannel“, comentou.

Segundo Pavei, agora é possível fazer follow-up humanizado via WhatsApp por dentro da plataforma com todos os leads que não converteram no atendimento com o chatbot. Ele também destaca a abrangência da ferramenta. “A plataforma da Asksuite é adequada para todos os tipos de empreendimentos”, explica. “As pequenas pousadas que possuem apenas dois recepcionistas que se revezam em turnos, precisam de controle sobre quem atendeu, quando atendeu, além de eficiência para dar conta dos atendimentos e das outras atividades do cargo”, finaliza. Veja a entrevista completa abaixo.

Três perguntas para: Vinicius Pavei

Hotelier News: Qual é a grande diferença da nova versão da plataforma da Asksuite? O que impacta?

Vinicius Pavei: A grande diferença desta nova versão é que, agora, a plataforma omnichannel da Asksuite oferece uma experiência de atendimento unificada. Na prática, isso significa que todos os atendimentos de um mesmo cliente realizados por diferentes canais de mensagem ficarão em uma só conversa dentro do nosso painel. Então, se um viajante enviar uma mensagem hoje via chat do site, e amanhã via WhatsApp para o hotel, o que acontece muito, agora nosso sistema unifica em um mesmo histórico de conversa identificando que se trata da mesma pessoa. Com isso, o viajante não precisa repetir as informações de novo, pois o atendente do hotel já tem o histórico.

E esse novo modelo cria uma série de novas oportunidades de vendas diretas e de receita dentro da nova plataforma omnichannel. Por exemplo, é possível fazer follow-up humanizado via WhatsApp por dentro da plataforma com todos os leads que não converteram no atendimento pelo chat web com o chatbot, sejam eles pessoa física, eventos, grupos, corporativo. Então todos que pediram cotação ao bot passam a ser leads disponíveis para abordagem dentro da plataforma, em um ambiente que o hotel consegue ter a gestão de indicadores de todos os atendimentos via WhatsApp, Facebook e outros canais. Agora temos realmente uma máquina de geração de leads e gestão de vendas por mensagens combinando humanos e robôs.

HN: A nova plataforma Omnichannel está focada em algum segmento ou porte de hotel?

VP: A plataforma da Asksuite é adequada para todos os tipos de empreendimentos. O desafio do atendimento omnichannel, que é atender em diversos canais mantendo a qualidade e a continuidade do atendimento, é comum a todos, afinal a experiência do potencial cliente vai ser melhor. As pequenas pousadas que possuem apenas dois recepcionistas que se revezam em turnos, precisam de controle sobre quem atendeu, quando atendeu, além de eficiência para dar conta dos atendimentos e das outras atividades do cargo. Os resorts e redes hoteleiras também precisam de otimizar para ajudar no volume de atendimento, especialmente fora do horário comercial.

Além disso, qualquer estabelecimento atualmente trabalha com múltiplos canais e a descontinuidade no atendimento, especialmente quando ocorre a troca do canal de comunicação ou troca de atendente, é motivo de reclamação de clientes de todos os tipos. Seja com equipe reduzida ou com uma central de reservas, conseguir oferecer um atendimento unificado e de qualidade pode ser uma grande vantagem competitiva.

HN: Quais são os próximos passos para o produto Asksuite?

VP: Desde o início da Asksuite, sempre tivemos como objetivo estar à frente das demandas dos viajantes e tendências do mercado. Não por acaso, investimos muito na nossa equipe de Engenharia durante esse tempo e seguimos com esse foco. Posso adiantar que um dos nossos objetivos futuros é trazer mais canais para nossa plataforma, em especial o Instagram, que é um canal muito solicitado pelos hoteleiros. Estamos apenas aguardando a liberação da própria rede social para fazer essa integração.

Além de estarmos constantemente fazendo novas integrações com outras soluções tecnológicas (como PMS, CRM, motores de reserva). Seguimos melhorando sempre as lógicas da IA (Inteligência Artificial) para melhorar o entendimento e a qualidade das interações, e desenvolvendo mais indicadores para que os hotéis consigam medir de fato a eficiência do time. Na verdade, tudo que é capaz de gerar receita (upsell, cross sell) e reservas diretas por meio de interações conversacionais, que é o nosso core, está em nosso radar.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Asksuite