Uldenir Merlin começa sua rotina com uma boa caminhada à beira-mar, prática que, segundo ele, revigora o dia. Quando não está se dedicando ao trabalho, o gerente geral do Novotel Florianópolis gasta seu tempo mergulhado em leituras, seu passatempo preferido.

Nascido no Norte Pioneiro do Paraná, o executivo filho de comerciantes começou a ganhar conhecimento nos negócios cedo, fruto de um intenso trabalho de família. “Desde então descobri a minha verdadeira vocação e me aperfeiçoei em Gestão Hoteleira e Empresarial”, conta ao Hotelier News.

Com 30 anos de carreira, Merlin atuou em cargos estratégicos, como gerente geral, diretor de operações, gerente Regional e de Novos Negócios. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Gestão Empresarial e Administração Global.

Em seu currículo, ostenta passagens pela Bourbon Hotéis & Resorts, Costão do Santinho, Jurerê Internacional Administradora Hoteleira, Intercity Hotéis e Accor.

Três perguntas para: Uldenir Merlin

Hotelier News: Florianópolis, como muitas capitais, sofreu com altos índices de contágio por Covid-19. Como o destino vem se recuperando do baque?

Uldenir Merlin: Como em todas as capitais, tivemos uma forte e brusca desaceleração. Tínhamos grandes expectativas para o ano de 2020, pois Florianópolis vinha com crescimento contínuo de taxa de ocupação e diária média nos últimos quatros anos. O destino teve que reaprender, buscar alternativas e nichos de mercado que antes não percebíamos, como é o caso do turismo regional e famílias que viajam de carro. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro estamos experimentando uma lenta, mas crescente demanda, alavancada pelo turismo e o lazer.

HN: Com a chegada da vacina, uma luz no horizonte apareceu para a hotelaria. Quais as perspectivas do Novotel para 2021? Quais serão os focos e metas do empreendimento este ano?

UM: Entendemos que vamos conviver muito tempo com o Covid-19 e a vacina é um grande alento. Nossa esperança é que com isso se consiga achatar a curva de contágio e de mortes. Com o início da vacinação, entendemos que haverá gradual abertura das fronteiras, retorno dos voos regionais da América do Sul e aumento dos domésticos, que hoje já são 70% comparado ao período da pré-crise. Minha visão é de que com a vacina em massa ou tratamento eficiente, podemos voltar aos grandes eventos da cidade, aceleração da econômica e a volta do segmento corporativo. Superamos o ano 2020 com todas as suas dificuldade e conseguimos efetivar lucro, permitiu a continuidade no retrofit do hotel e para este ano iremos trocar todo o sistema de ar condicionado por equipamentos modernos e de baixo consumo de energia, pretendo continuar a investir na reforma das suítes, pois todos os apartamentos e as áreas sociais e de lazer, já passaram por reforma no ano de 2019.

HN: O hotel sentiu mudanças em seu público? Qual o perfil do hóspede?

UM: Na crise fizemos um plano de contingência e conseguimos manter a maioria dos nossos profissionais e com muito esforço fizemos a gestão adequada do caixa, isso nos permitiu reabrir com a garantia de um serviço seguro e de qualidade. Pois percebemos que o perfil do cliente e o público mudaria substancialmente, isso permitiu garantiu um ritmo crescente na taxa de ocupação e um ótima experiência ao hóspedes.