Natural da Paraíba, Shymena Pachú se autointitula “parabaiana”, pois mora em Salvador há 15 anos, onde iniciou sua carreira na hotelaria. Bacharel em Turismo pela UNIFACISA e com MBA pela UNIFACS, chegou à Bahia sem conhecer ninguém e recebeu uma a proposta de trabalhar na Accor, onde ficou por quatro anos, sendo dois no operacional como recepcionista e outros dois no comercial.

Para Shymena, a Accor foi uma verdadeira faculdade. A partir de então, se viu fascinada pela hotelaria e seguiu no setor de vendas. Trabalhou no então Hotel Matiz e saiu para buscar novos desafios. Após quatro anos na rede Intercity, recebeu o convite para assumir o papel de gerente de Vendas, no Hotel Matiz, que agora opera sob o nome de Quality Hotel & Suites Salvador.

Apaixonada por mar e sol, gosta de passar o verão na praia com a família ao som de MPB. Cinema é outra grande paixão, assim como estar com amigos e família.

Três perguntas para Shymena Pachú

Hotelier News: Para melhorar o fluxo de caixa e reduzir os danos da pandemia, muitos hotéis investem nas vendas diretas. Como o Quality se adaptou a este momento?

Shymena Pachú: Estamos em busca de melhoria constante dos nossos canais diretos, e se podemos dizer que a pandemia teve algo positivo, foi justamente o avanço tecnológico e buscamos ao máximo estar próximos dos nossos clientes, criando experiências virtuais para estarmos mais próximos.

HN: Qual a tendência hoje dentro do setor de vendas e o que está sendo feito para aumentar os números?

SP: O e-commerce foi o grande destaque desse período para todos os setores, e a hotelaria não ficou de fora, estamos aprimorando mais e mais as nossas plataformas para estarmos ainda mais presentes no dia a dia dos nossos clientes e dos futuros clientes.

HN: Com a pandemia, novos hábitos de consumo surgiram, como reservas mais próximas da data de check-in e a escolha por reagendamentos flexíveis. Com a chegada da vacina e a evolução para o novo normal, o que continua nas preferências do consumidor e o que será extinto?

SP: Acredito que dos dois hábitos mencionados os reagendamentos mais flexíveis ficarão, outro hábito que se intensificou foi o uso do WhatsApp para realizar as reservas em geral.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News