Com quase 33 anos de atuação na hotelaria de luxo, Sergio Paraiso assumiu recentemente a diretoria de Marketing e Vendas Grupo Ocaporã Hotéis e Pousadas. É formado em Administração de empresas pela Universidade Católica de Pernambuco e possui MBA em Marketing. Atuou na rede Pontes Hotéis & Resorts por mais de 31 anos e no Pratagy All Inclusive Resort em Alagoas, sendo responsável pela área comercial na reabertura do empreendimento em 2015.

Em 2020, Sergio Paraiso passou por grandes mudanças em sua carreira, assumindo o desafio de retomar as operações das unidades da rede, além de unificar os departamentos de Marketing e Vendas para o momento de recuperação dos meses de paralisação das atividades devido à pandemia.

Em seu tempo livre gosta de caminhar na praia, praticar natação, dedicar-se à leitura de livros da área comercial e auto ajuda e assistir filmes com a família. Suas preferências musicais incluem MPB de raiz à jovem guarda, além de  apresentações musicais de André Rieu. Sergio Paraiso também é admirador de peças teatrais de comédia e musicais.

Três perguntas para: Sergio Paraiso

Hotelier News: Você trabalhou durante muito tempo em uma empresa e durante a pandemia fez uma troca após tantos anos. Como tem sido esse processo?

Sergio Paraiso: O processo de mudança em plena pandemia foi uma grande oportunidade para a retomada das operações hoteleira e que gerou três principais desafios que foram: retomar as operações das três unidades hoteleiras de forma gradual e dar foco nas atividades comerciais após a reabertura em função do Covid-19, que visavam reconquistar a segurança dos nossos hóspedes e dos clientes para que o estado do novo normal pudesse ser absorvido pelo mercado de forma natural com a aplicação das boas práticas de controle e higiene para que as reservas fossem confirmadas de maneira crescente de forma que nas férias de janeiro de 2021 possamos atender a demanda que o destino de Porto de Galinhas habitualmente recebe. Temos uma meta bem agressiva que é atingir a ocupação de 65 % para o período, bem como crescer a nossa ocupação anual em 2021 em 15% em relação a 2019 .

O segundo desafio na minha entrada no Grupo foi de unificar o departamento de Marketing & Vendas das quatro unidades hoteleiras, permitindo que os hotéis e as pousadas sejam comercializados como Grupo Ocaporã e não de forma independente, permitindo que a centralização das vendas seja a mola precursora para o reposicionamento comercial e o crescimento da rede com a busca pelo cliente final. Com a otimização das receitas e o reposicionamento das marcas para o lugar de destaque que o Grupo sempre ocupou num dos mais belos cenários turísticos do nordeste. O terceiro ainda está sendo realizado passo a passo que é a nova forma de comercialização dos pacotes turísticos para os hotéis do Grupo após um longo período de paralisação e a introdução das marcas nos mercados regionais da Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e no interior de Pernambuco. As primeiras intervenções comerciais foram realizadas junto ao trade turístico da Paraíba e Alagoas, estados que preferencialmente já utilizam a nossa rede hoteleira com foco junto às agências de viagens e as operadoras, visando fomentar novas vendas oriundas das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Maceió e Arapiraca, onde serão ofertadas descontos especiais para as reservas durante os primeiros seis meses da reabertura, com previsão de conclusão para o dia 31 de março/2021.

HN: O que motivou a decisão para mudança? Como saber qual é o momento de se movimentar?

SP: Um dos fatores que me fez crescer profissionalmente é a motivação que também é um dos temas mais desejados no ambiente corporativo, seja pelos gestores, seja pelos colaboradores. Quando se busca estar motivado, a condição para realizar as mudanças não significa necessariamente que se vai enfrentar apenas dificuldades, mas sim representa uma superação de alguns desafios, sejam eles simples ou complexos, seja na profissão ou na vida pessoal.

Sigo sempre o seguinte lema: nada muda se você não mudar. Ou seja, a real mudança precisa partir de sua ação e neste processo de mudança que vivenciei, após 30 anos de trabalho numa mesma empresa, quando a diretoria do Grupo Ocaporã me convidou para atuar da direção Comercial, aceitei de imediato pelo principal fator que seria a motivação pela novo desafio a ser conquistado, pela criação de um plano de ação comercial para a retomada específico para o Grupo e pela implantação de políticas específicas para vendas diretas para o cliente final. Sem mencionar a reabertura das quatro unidades hoteleiras, sendo 2 hotéis, o Ocaporã Hotel All Inclusive, o Tabaobi Smart Hotel e duas pousadas, a Tabapitanga e a Tabajuba.

HN: Quais os desafios de assumir um novo cargo durante a pandemia? Quais os aprendizados?

SP: O período da pandemia está trazendo desafios de toda ordem para empresas, profissionais e para a sociedade. Assumir a direção Comercial do Grupo no meio desse turbilhão foi algo inesperado e inovador na minha carreira, mesmo possuindo uma vasta experiência no segmento de hotelaria e um dos principais desafios foi ativar o crescimento do Grupo e a aumentar participação no share de mercado do destino.

Já iniciei fazendo parte do comitê de crise, com a responsabilidade de tomar decisões de comunicar aos clientes a nossa reabertura, definir metas de faturamento, definir os protocolos de segurança para os hóspedes e para os colaboradores, de modo a que todos tivessem a segurança e a tranquilidade para poderem desempenhar suas funções no novo ambiente hoteleiro que fosse acolhedor e seguro.

Foi uma boa surpresa ao chegar pude constatar como a cultura e os valores de liberdade com responsabilidade da empresa foram absorvidos pelos nossos colaboradores. A pandemia de forçou a nossa equipe comercial a adotar, em larga escala, um modus operandi bastante diverso do que vinha sendo adotado nos últimos anos, de modo geral, pela gestão de vendas. Tal reconfiguração vem como uma resposta aos desafios que vão se estender para muito além do cenário atual e pós-pandemia que exigem um novo mindset da equipe e da direção, para permitir de fato que essa nova experiência seja extraordinária para os nossos hóspedes e clientes.

Um dos nossos desafios está em se adaptar rapidamente ao mundo remoto (e virtual), com reuniões que acontecerão a distância no segmento B2B. Já para os clientes do B2C será necessário investir no modo online que se tornou questão obrigatória para o sucesso do nosso e-commerce combinados com os nossos sites reconstruídos de forma institucional e muito mais acolhedor. Já o uso do WhatsApp para as ações comerciais rápidas e de respostas imediatas permitirão a confirmação de reservas online que vem se tornar parte do novo normal das vendas hoteleiras.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Ocaporã