Roberto Villardo e gastronomia sempre foi um caso de amor. Não pense, contudo, que a hotelaria não é uma paixão do executivo, atual superintendente de A&B (Alimentos & Bebidas) Corporativo da WAM Hotéis & Resorts no Rio de Janeiro. E, de fato, em toda sua carreira os dois segmentos andaram lado a lado.

Villardo construiu toda sua carreira de mais de 20 anos na Cidade Maravilhosa. Ao longo da trajetória profissional, o executivo acumula passagens JW Marriott, Marina Palace, Golden Tulip e BHG (Brazil Hospitality Group), sempre no A&B. Sua única “escapada” da capital fluminense ocorreu há dois anos, quando trabalhou no Infinity Blue Resort & Spa (SC).

Na sessão de hoje (21), a reportagem do Hotelier News conversou com Villardo sobre novos espaços gastronômicos e estratégia pensada para a área de A&B da rede goiana. Confira!

Três perguntas para: Roberto Villardo

Hotelier News: A WAM Group inaugurou recentemente novos espaços gastronômicos nas propriedades de Caldas Novas (GO). Como foi o processo de desenvolvimento dos menus e conceitos?

Roberto Villardo: Recentemente, inauguramos a Tratoria Bartolomeu. Lá, o que nós quisemos fazer foi ter um cardápio clássico, mas com uma abordagem moderna, contemporânea, com montagens mais atualizadas, mas sem perder o charme do clássico italiano. Todos os nossos produtos são totalmente artesanais, sem nenhum ingrediente industrializado. Todas as massas e molhos são feitos na casa.

HN: Outros resorts ganharão novos restaurantes? Elevar a oferta de A&B faz parte da estratégia do grupo para impulsionar a receita na retomada?  

RV: Todos os nossos hotéis têm um foco bem interessante nos restaurantes. Sempre prezamos em ter uma comida comfort food, utilizando produtos sempre frescos. Temos uma boa variedade e, de fato, impulsiona a receita, visto que, como operamos no segmento de multipropriedade, o multiproprietário é dono do apartamento, podendo levar o que quiser para o apartamento dele. Ou seja, precisamos criar um cardápio bem atrativo, e com um preço chamativo, para assim fomentar a nossa receita de A&B. Nós temos o Catarina Gastro Bar, que é um local bem despojado, e temos outros hotéis com restaurantes bastante chamativos.

HN: Qual será a relevância da gastronomia no pós-crise? Quais serão os principais desafios do setor?

RV: A gastronomia será muito importante no pós-crise. Temos percebido que a adesão do restaurante está crescendo e, por isso, estamos fazendo planos de ação para fazer promoções para convidar o público que está dentro do hotel a consumir nos nossos restaurantes. Entre os maiores desafios está, sem dúvida, a inflação dos insumos, principalmente os básicos, como carnes, proteínas, queijos, frios, dentre outros. Nós tivemos que fazer uma engenharia de cardápio para conseguir manter o preço e, principalmente, a adesão.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal