Roberto Snel faz parte do grupo de hoteleiros que tem a música como uma de suas paixões. Baterista nas horas vagas, o gerente de Relacionamento da Master Hotéis faz parte da banda Pop Top, que toca covers do pop e rock nacional e internacional. O executivo também se considera um cara família, casado e pai de duas meninas.

O gaúcho de 47 anos é formado em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela PUC-RS. Seu primeiro contato com a hotelaria foi na área de eventos, quando ingressou no Hotel Plaza São Rafael, tendo atuado como concierge, gerente operacional e de hospedagem.

Em seguida, recebeu o convite para assumir a gerência operacional do Serrano Resort, em Gramado. Ainda na Serra Gaúcha, tem passagem como gerente geral do Laje de Pedra Resort & Mountain Village

“Retornei à CVC, então sob a recém-criada bandeira GJP, onde assumi a implantação e a seguir gerenciei o Costa Brasilis Resort na Bahia, de 2008 até 2009, quando por fim foi criada a área de Inspetoria de Qualidade, que ocupei para auditar os hotéis de toda a rede”, conta Snel. “Em junho de 2009, uma empresa de headhunting me procurou e fez o convite para assumir a gerência geral do Everest Porto Alegre Hotel, onde permaneci até 2016”, relembra.

Snel ainda foi gerente geral do Porto Retrô Flat Boutique, na capital gaúcha, até ingressar na prefeitura municipal como diretor de Turismo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Em dezembro de 2018, retornei à hotelaria onde assumi a gerência geral do Holiday Inn, franquia administrada pela Master Hotéis, ficando dois anos à frente daquela operação. Estrategicamente, a Master resolveu assumir a identidade do hotel e então implementamos o Master Porto Alegre Hotel”, continua.

Paralelamente, o executivo também responde como diretor da ACPA (Associação Comercial de Porto Alegre), presidente do Conselho Curador do Convention & Visitor Bureau e diretor da nova gestão do SINDHA (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região Metropolitana).

Três perguntas para: Roberto Snel

Hotelier News: A gerência de Relacionamento é um departamento novo na Master Hotéis. Como foi o processo de desenvolvimento da área? O que foi priorizado?

Roberto Snel: Sim, uma nova função para apoio aos hotéis da Master, constituída através de um conceito sugerido e lançado pelo departamento de Recursos Humanos juntamente com a direção da rede. Priorizando as relações com o mercado como um todo: poder público, iniciativa privada, clientes, fornecedores, etc, no intuito de gerar sinergia, convergindo em negócios e em reputação institucional da marca Master.

HN: De que forma o setor vai fomentar a conexão com os clientes e com o mercado? Quais iniciativas estão no radar da rede?

RS: Primeiramente, resgatar todas as relações que foram suspensas em detrimento à pandemia, bem como iniciar novas com potenciais clientes. Estamos trabalhando fortemente a sustentabilidade e o atendimento mais acessível, versátil, e rentável possível (em hospedagem e em eventos), e esta nova função vem ao encontro deste momento.

HN: Qual a importância do departamento neste momento de retomada? Quais as expectativas de retorno para 2022?

RS: As perspectivas são as melhores e mais positivas possíveis, pois estrategicamente a Master viu nesta nova posição a oportunidade de transformar relações em prospecção de novos clientes, e renovação da fidelização dos já conquistados ao longo destes 35 anos de atuação no mercado hoteleiro. O pior momento da pandemia passou, e por termos mantido algumas unidades funcionando desde o início da crise, nos posicionamos à frente depois de reinventar processos e ou evoluir em outros, e já estamos em pleno voo enquanto alguns, que não tiveram estrutura suficiente para tal, recém estão retomando suas operações do zero.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Master Hotéis