Acordar ouvindo suas músicas favoritas faz o dia de Rickie Camilo começar em alto astral. Aos finais de semana, além de praticar pescaria, uma de suas terapias, o gerente geral do Villa d’Oro Hotel aproveita o tempo ao lado da família, composta por sua esposa, filha e seu companheiro de quatro patas.

Natural de Natal (RN), o profissional de 36 anos se considera uma pessoa caseira. “Minha companhia é a minha família. Sempre estou na companhia da minha esposa e filha. Também gosto de estar em contato com a natureza, algo que considero muito relaxante”, diz.

Formado em Hotelaria e Gestão de Empreendimentos, Camilo acumula diversos cursos na área. “Me orgulho muito dos que participei de liderança, gerenciamento e RM (Revue Management). Trabalhei em apenas dois hotéis em Natal e também prestei consultoria na área comercial para um empreendimento em uma outra cidade, mas destaco aqui a minha grande professora e conselheira na hotelaria a Lívia Carneiro, que atualmente é gerente geral do Hotel Villa Park em Natal, que é um dos hotéis do nosso grupo”.

A mentora de Rickie Camilo foi responsável por seu treinamento desde que o profissional passou a atuar como estagiário. A amizade cresceu e hoje eles trabalham juntos na mesma rede. “Foi a minha maior benção na hotelaria”, afirma.

A seguir, confira a entrevista na íntegra.

Três perguntas para: Rickie Camilo

Hotelier News: Como Recife vem sentindo a retomada? De que forma a hotelaria local vem se preparando para receber as demandas reprimidas?

Rickie Camilo: Acredito que Recife, assim como a maioria das cidades do Brasil, vem acompanhando uma onda de crescimento. Claro que ainda não é o ideal, mas dá para ver uma luz no fim do túnel. A hotelaria da capital pernambucana é altamente qualificada para receber essa demanda. O trade é bem unido e vejo que um hotel sempre ajuda outro. Nosso hotel, assim como os demais, está fazendo todo o dever de casa, investindo em divulgação, qualificação para os colaboradores e sempre atento às oportunidades. Como falo para nossos parceiros, meu contato é 24 horas e o que precisarem é muito fácil me achar.

HN: Para o Villa d’Oro, as fidelizações fizeram a diferença durante a pandemia. Como o hotel pretende converter mais clientes mesmo quando a crise passar?

RC: A fidelização nunca é fácil. Acredito que o primeiro passo é ter uma gestão acolhedora, clara, transparente e que todos falem a mesma língua, pois os colaboradores do hotel têm que ser um reflexo da administração. E tem que conhecer a importância de ajudar, entender que o cliente é a grande estrela do show. Aqui no Villa d’Oro é algo a que sempre estamos atentos. Não basta apenas receber, tem que receber bem, e isso vai além de uma transação financeira. Temos que acolher nossos hóspedes como amigos ou família. Temos todo o cuidado ao falar com nossos hóspedes habitués e futuros habitués. Pensamos sempre em ajudá-los com o que for possível. Nossa equipe é muito flexível e todos os clientes que se hospedam conosco saem satisfeitos e voltam para o hotel. E sim, as fidelizações fizeram e continuam fazendo a diferença. Eu mesmo faço questão de conversar com nossos hóspedes e alguns até nos tornamos amigos, me adicionam no WhatsApp e sempre que possível interagimos. Minha sala sempre está aberta para todos e isso no final tem peso.

O principal é não esperar a crise passar, já estamos trabalhando nossa captação e divulgação intensamente, pois é plantando agora que se colhe no futuro. Estou junto do nosso time de vendas atuando na divulgação e a cada dia ganhamos mais força e conhecimento. Sou muito competitivo e sempre estou no meio da nossa equipe conversando e acelerando os processos.

HN: Como foi chegar a um novo cargo diante de um cenário de tantas incertezas? Quais foram os principais desafios?

RC: Acredito que na vida temos que ter sempre confiança e enxergar o lado positivo em tudo que acontece. Conhecia os riscos, mas tive muita ajuda desde a minha chegada a Recife. Meus amigos e companheiros de trabalho e até parceiros de hotelaria sempre estavam à disposição para conversar, tirar dúvidas, dar conselhos e até ouvir meus questionamentos. Isso me deu muita segurança nesse cenário.

Meu principal desafio foi a saudade da minha esposa e filha, pois estive ausente por alguns meses até encontrar uma moradia aqui. Como sou muito caseiro, isso para mim é bem complicado. Então, preenchi meu tempo trabalhando, estudando, lendo artigos e aprendendo mais. A vida é um eterno aprendizado!

Como falei anteriormente, gosto de desafios que me motivam. Comigo não tem moleza. Graças a minha experiência anterior como Comercial a nível nacional, já conhecia bem sobre Recife e a hotelaria daqui. Então o desafio agora é tornar o Villa d’Oro Hotel conhecido e montar parceria sólidas, para que não só nos enxerguem como mais um hotel, e sim como um verdadeiro parceiro.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal