Carioca de nascimento, Renata Darriba se considera uma autêntica cidadã do mundo. Saiu do Brasil pela primeira vez aos 17 anos para estudar no País de Gales e hoje mora no Chile, o quarto país em que vive. A profissional é apaixonada por dança em todas as suas expressões, principalmente o ballet, que praticou desde criança, tendo aprendido lições que utiliza até hoje, como disciplina, concentração e resiliência.

Renata também é uma grande adepta da leitura como fonte de estudo para se manter em constante desenvolvimento. Como indicações, recomenda a obra de Jane Austen, sua autora favorita, e o livro Onde os Sonhos Acontecem, no qual Bob Iger conta sua experiência como CEO da Disney.

Atualmente, a profissional ocupa o cargo de gerente geral do Best Western Estación Central, primeiro hotel administrado pela Nobile Hotels & Resorts no Chile, tendo sido citada na revista Hotel Management em 2021 entre os 25 gerentes gerais que mais se destacaram no mundo durante o ano. Renata é formada em Hotelaria na Suíca, pela Hotsa Hotel and Tourism School e possui especialização em Design e Gestão de Restaurantes pela PUC-RJ.

Hoje (8), no Dia Internacional da Mulher, o Hotelier News recebe a gerente para um bate-papo sobre estratégias e perspectivas do empreendimento. Confira!

Três perguntas para: Renata Darriba

Hotelier News: No período mais crítico da pandemia, o hotel funcionou como residência sanitária, recebendo pessoas que testaram positivo para Covid-19. De qual forma isso influenciou nos indicadores do empreendimento? E quais estratégias foram adotadas após esse período para garantir a confiança dos hóspedes?

Renata Darriba: A decisão de manter o hotel aberto como residência sanitária logo no início da pandemia em abril de 2020, embora tenha sido bastante assustadora, se mostrou muito acertada por diversas razões. Em primeiro lugar, pudemos contribuir com o governo do Chile no controle dessa crise sanitária sem precedentes e chegamos a cuidar e alimentar até 200 pessoas ao mesmo tempo. Tenho profundo orgulho da coragem demonstrada pela minha equipe nesses quatro meses.

Segundo, no período em que quase todos os hotéis estavam fechando suas portas e demitindo suas equipes, nós não somente mantivemos todo o time como contratamos muitos mais e, dessa forma, conseguimos manter nossos talentos em casa.

Junto à equipe médica do Ministério da Saúde do Chile, desenvolvemos os protocolos de segurança a serem adotados e no momento da reabertura da operação hoteleira, nossa equipe estava muito treinada e confiante para enfrentar o que viria, pois sabíamos que os protocolos funcionavam. Essa confiança de todos da equipe se transmitiu aos nossos hóspedes e frequentemente somos elogiados pelos cuidados que permanecem até hoje, seguindo as recomendações da Nobile.

A equipe comercial continuou trabalhando em modelo de home office durante todo o período para solidificar nossa relação com os clientes corporativos e agências de viagens. Isso nos deu uma enorme vantagem competitiva, porque fomos um dos primeiros hotéis a retomar sua operação hoteleira e já nos primeiros meses alcançamos 30% de ocupação. Quando a concorrência começou a pensar em voltar, já estávamos estabelecidos como hotel preferencial de todos os principais parceiros e clientes do nosso mercado.

HN: Com o avanço do ritmo de vacinação ao redor do mundo, como está a demanda internacional no hotel, principalmente de países vizinhos? O aumento já é próximo aos níveis pré-pandemia?

RD: O Chile foi um país que adotou uma política muito restritiva para viagens de estrangeiros e ainda segue com muitas exigências que dificultam a retomada da demanda internacional até hoje. Tendo isso em conta e também com base em nossa localização bem no centro da cidade de Santiago, adotamos a estratégia de buscar o mercado corporativo local, principalmente mineradoras e construtoras como nosso principal segmento.

Essa estratégia foi muito eficiente e tivemos um 2021 com muitos recordes batidos e números muito superiores aos níveis pré-pandemia. Fechamos o ano com 61% de ocupação acumulada, quando a média em Santiago foi de 30%. Apesar de todas as incertezas encontradas ao longo do ano, conseguimos gerar um resultado positivo de 20% de margem de lucro operacional para nosso investidor por meio de um controle disciplinado das despesas.

HN: Para 2022, quais os principais objetivos e metas?

RD: Para 2022 temos objetivos muito audaciosos, tanto do ponto de vista dos resultados financeiros quanto também dos índices de satisfação do cliente. Queremos ganhar novamente os prêmios do Travellers Choice Awards da TripAdvisor e o Booking Awards, que ganhamos em 2021, e vamos buscar nossa primeira aprovação no Selo de Qualidade Nobile.

Nosso orçamento para este ano prevê um aumento de RevPar de 11% em relação a 2021 e um aumento de lucro operacional da ordem de 13%. São muitos desafios para 2022, mas tenho muita confiança nesse time, que já passou por tantos momentos difíceis desde nossa abertura em julho de 2019.

Além do mais, o sucesso do Best Western Estación Central é uma vitrine que nos abre muitas portas para o desenvolvimento da Nobile Hotels & Resorts na América Latina, que é um projeto que abraço de corpo e alma. Hoje contamos com 7 hotéis em 4 países (Chile, Uruguay, Paraguay e Argentina) e queremos seguir crescendo.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal