Ramon Megale adora cuidar dos cachorros e praticar crossfit para manter a forma. Além disso, o diretor de Novos Negócios da Samba Hotéis é um grande apreciador de música e fã da banda Greta Van Fleet. Como indicação de leitura, aponta o livro A incrível viagem de Shackleton, de Alfred Lansing.

O executivo, que atua na rede há mais de oito anos, é graduado em Administração pela Universidade Pitágoras e possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).

Na sessão de hoje (27) do Três perguntas para, o Hotelier News recebe Megale para um bate-papo sobre as perspectivas e metas da rede para 2022. Confira!

Três perguntas para: Ramon Megale

Hotelier News: Neste momento de grandes desafios para a hotelaria, quais estratégias a Samba Hotéis tem adotado para atender às novas necessidades dos hóspedes?

Ramon Megale: A estratégia da Samba é principalmente utilizar as lentes corretas para aproveitar tal situação. Em que pese a falta de flexibilidade das grandes marcas e redes para ambientes instáveis devido a um modelo de negócio engessado e de altos custos, a Samba Hotéis vem crescendo sobremaneira ao longo do COVID. Nestes últimos dois anos foram sete contratos assinados e quatro novos hotéis já em operação, sendo todos eles oriundos de marcas reconhecidas nacional e internacionalmente.

Para tal, nossa proposta é flexibilidade, clareza com o investidor e ter a visão de que ele é nosso cliente assim como o hóspede. Parece ter havido uma certa miopia na hotelaria neste sentido, quando se falava apenas de padrões da rede, branding, venda de apartamentos a qualquer custo. Como se diz na linguagem atual a Samba voltou para o ‘capitalismo raiz’, ou seja, a base é o lucro e o resto consideramos vaidade. A sociedade capitalista pós-moderna flerta muito com a estética, com o espetáculo acima de qualquer outra resultante e nós cremos que a economia e lucratividade destes empreendimentos são nossa contribuição com o mundo. Queremos retomar empregos, remunerar o investidor e não inundar o mundo com nossas placas de hotéis vazios, inócuos e sem perspectiva. Se não há sustentabilidade financeira, nada há.

HN: O que será priorizado pela rede ao longo de 2022?

RM: Ao longo do ano, nossa prioridade será termos todos os hotéis com margem de lucro e GOP acima de 45%, bem como quitarmos todos os passivos acumulados durante a pandemia ou antes de nossa chegada. Em paralelo, sem deixar focar neste primeiro ponto, que para nós é o mais importante, buscaremos solidificar a presença da empresa no Sudeste e continuar a expansão para outros estados como Santa Catarina (já inaugurado) e outros estados do Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

Internamente, priorizamos o constante ajuste de nossos processos e reforço da equipe em qualidade e quantidade para suprir tal crescimento. Por último, não é uma questão de prioridade, mas sim de propósito: manter a cabeça de empresa pequena, mesmo chegando a 40 hotéis em três anos, pois a dita ‘maldição das grandes empresas’ é que as atrofia e engessa seus modelos de negócio.

HN: Em relação a expansão, existe expectativa de novas adições ao portfólio?

RM: Sim. Há grandes adições ao portfólio como comentei acima. Queremos chegar a 40 hotéis até 2025, todavia nossa maior expansão está no aumento da margem e distribuição para nossos investidores nos hotéis, a consequente maturação e liquidez dos ativos imobiliários que administramos, advindos do aumento da lucratividade dos hotéis.

A partir de então, o crescimento será natural, pois temos já seis novos contratos já firmados para início entre 2022 e o primeiro trimestre de 2023. É comum falarmos sobre expansão em relação ao número de unidades de negócio, talvez para chamar atenção de investidores externos, um eventual IPO. Mas a expansão também se dá expandindo os olhares, modelos de negócio, efetividade dos processos e lucro. É assim que vemos antes de qualquer aumento de portfólio, até porque se compartilhamos uma percepção de valor com nossos investidores, temos muito combustível para crescer em todos os aspectos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Samba Hotéis