Aos 17 anos, Rafael Peccin morou fora do Brasil por seis meses para buscar novas experiências e aprendizados. Ao retornar, procurou na área da comunicação um espaço de trabalho. Atuou em duas agências de publicidade em Porto Alegre enquanto cursava faculdade na área de Design e estudava Publicidade. Em meio a tudo isso, começou a nascer o hotel Parador, e seu pai o convocou para a missão de comandar a abertura do empreendimento, em 2001.

Dessa forma, começou a atuar na área da hospitalidade e turismo, mas sempre buscando de alguma forma alinhar seu trabalho com a comunicação e o marketing. Para se manter à frente do Parador, transferiu seus estudos para a Serra Gaúcha até se formar em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul.

Anos depois, assumiu a área de Marketing e Comercial dos hotéis Casa da Montanha (hoje Casa Hotéis), onde também atua como administrador e responsável pela criação de produtos, controle de qualidade e entrega de marcas.

Um de seus hobbies favoritos é a prática de esportes junto a natureza, em especial o surf. Sua grande paixão é viajar, onde sempre acaba buscando inspirações para os negócios e vive experiências inspiradoras para a coleção Casa Hotéis.

Peccin também é apaixonado por gastronomia, música e arquitetura, elementos que compõem qualquer ambiente, seja residencial, profissional ou comercial, que são marcas registradas dos hotéis da rede.

Três perguntas para: Rafael Peccin

Hotelier News: O Casa Hotéis fez uma grande campanha com os colaboradores internos durante o período em home office. Quais os objetivos dessas atividades e quais retornos elas trouxeram para a equipe?

Rafael Peccin: Quando a pandemia chegou com força ao país e todos tivemos que adaptar o nosso modo de viver e trabalhar, não tínhamos noção de quanto tempo aquilo duraria. Sabíamos que tínhamos que manter firmes os pilares mais valiosos da cultura de nossa empresa, como o cuidado com as pessoas e a gestão humanizada, que são fundamentais não só no serviço hoteleiro, mas também no tratamento com nossa própria equipe. A campanha Casa em Casa foi uma forma que encontramos de nos mantermos unidos e com o ritmo de trabalho em dia, mesmo no home office. Tivemos conteúdos de capacitação profissional e também de relaxamento em casa, além de um canal de comunicação seguro com informações reais de tudo o que estava acontecendo na empresa e fora dela, que ajudaram a equipe a lidar com a incerteza do momento e estar preparados para quando as atividades presenciais voltassem com tudo. Tivemos bons resultados em vários aspectos. Desde a reabertura dos hotéis, no meio de 2020, conseguimos superar as expectativas que tínhamos de receita e ocupação, o que não seria possível sem termos investido em nossa força de trabalho. E também o reconhecimento, pouco depois, com o selo de ótima empresa para se trabalhar da GPTW, deixa ainda mais claro o mérito dessa campanha.

HN: Em 2020, pela primeira vez, o Natal Luz teve que passar por diversas modificações, dado contexto de pandemia. Houve alguma diferença no movimento? Como o turismo local se adaptou ao momento?

RP: Como praticamente qualquer outro destino no mundo, Gramado e a Serra Gaúcha também sentiram o impacto da pandemia. O Natal Luz acabou passando por modificações e acontecendo sem os tradicionais eventos de rua, mas acho que a região acabou tendo uma retomada melhor que a média do país. A tendência de viagens de carro e em grupos menores acabou beneficiando destinos de serra, e o fato de termos conseguido realizar o Natal Luz, mesmo com adaptações, acabou tornando Gramado um dos poucos exemplos de relativo sucesso no turismo em 2020. De nossa parte, trouxemos a magia do Natal Luz para dentro do hotel, onde, com os nossos protocolos cuidadosos, conseguimos evitar a propagação da Covid-19. O Casa da Montanha, que já é tradicionalmente a casa do Papai Noel durante essa temporada, ganhou ainda mais atrações, e tivemos um dos Natais mais marcantes dos últimos anos. Os viajantes confiaram nos nossos serviços mesmo durante este período difícil, e conseguimos ter um mês de dezembro acima das expectativas.

HN: O hotel hoje investe em uma comunicação chamando para road trips na Serra Gaúcha. Em que a marca aposta este ano para consolidar a retomada?

RP: Percebendo que a Serra Gaúcha se tornou, no inverno e durante o Natal Luz, um destino especialmente atrativo diante das condições atuais, demos um “up” na nossa campanha de verão. Com a Rota de Verão, queremos mostrar que a região também tem muitas qualidades únicas para serem vistas nessa época do ano, e que, já que o momento pede cuidados na hora de viajar, a opção mais segura é fugir da tradicional agitação das praias. Viajando de carro, com atividades ao ar livre, aproveitando o melhor da gastronomia da região e acompanhando a vindima (colheita das uvas pelas vinícolas), as famílias podem se conectar em uma viagem incrível e ao mesmo tempo se manterem seguros. Para além disso, esperamos que, com o passar dos meses, o avanço do programa de vacinação torne as condições mais favoráveis para que o turismo possa se recuperar com mais força. De nossa parte, seguiremos trabalhando forte e teremos novidades, como um novo e inovador tipo de acomodação no nosso glamping, o Parador, em Cambará do Sul, e possivelmente novas unidades de hotéis boutiques para compor a nossa coleção. O que mais desejamos é que o país inteiro possa se recuperar e voltar a crescer, para que o público possa viajar sem preocupações e a gente possa aproveitar toda a demanda que anda represada atualmente.

(*) Crédito da foto: Evandro Bueno/Casa Hotéis