Como um bom turismólogo, Rafael Caron adora viajar. O executivo já teve oportunidade de conhecer 18 países e vários estados do Brasil. Além disso, o gerente de Vendas do Cyan Resort (SP) ama experimentar novos sabores, frequentando restaurantes sempre que pode.

Caron é um grande consumidor de arte em suas diversas manifestações: teatro, cinema e música, com destaque para MPB e pop rock internacional. Em seus períodos livres, gosta de atividades como passeios em locais abertos.

O profissional é graduado em Turismo pela PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e possui MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getulio Vargas. Na sessão de hoje (12) do Três perguntas para, o Hotelier News recebe o profissional para um bate-papo sobre as expectativas para a reabertura do empreendimento. Confira!

Três perguntas para: Rafael Caron

Hotelier News: Quais novidades o Cyan Resort pretende trazer ao reabrir suas portas? Qual será o foco de atuação?

Rafael Caron: O Cyan Resort está fechado há quase 2 anos, e na reabertura as pessoas verão praticamente um novo hotel. Antes, tínhamos um grande apelo voltado à área de eventos e lazer, mas neste último nos faltava equipamentos e uma estrutura maior. Agora com todo esse processo de obra, o hotel irá posicionar-se fortemente ainda como uma excelente e completa opção para o segmento MICE – continuaremos com 13 salas de eventos com capacidade total para mais de mil pessoas. Tudo isso virá com uma área de gastronomia bem renovada.

Tínhamos apenas um restaurante que exigia da nossa operação uma grande coordenação para atender às demandas corporativas, e de lazer. Todavia, neste momento teremos a ampliação do espaço com dois restaurantes (Manjê & Gourmê), que comportarão juntos 400 pessoas.

Além disso, teremos um novo espaço chamado Bambu, que será usado como um foyer bastante flexível para diversas ocasiões. É uma área nova anexa ao restaurante Gourmê, com 240 metros quadrados (m²), que pode ser uma direta extensão do restaurante ou um espaço que pode ser utilizado para eventos, refeições privativas, exposições ou lançamentos de veículos, máquinas, entre outros.

Essa área de eventos contará com 220 apartamentos, que vêm passando por um processo de retrofit. Iremos inaugurar em regime de soft opening, com menos quantidade e, quando tivermos a totalidade pronta, teremos condições de atender grandes eventos. Também faremos mudanças na configuração das camas, pois agora o hotel contará com apartamentos equipados com uma cama King ou duas camas de casal, que acomodarão de forma confortável duas pessoas ou famílias de até quatro membros.

Por fim, a grande novidade e expectativa é a área de lazer. Será uma área externa com 5,3 mil metros quadrados (m²) de novos equipamentos. Faremos duas piscinas climatizadas – adulto e infantil, com brinquedos aquáticos – uma pequena praia em areia, três bangalôs, bar molhado com cardápio de bebidas, bar principal com cardápio de alimentação e bebidas, duas quadras de beach tennis e Espaço Kids – área multifuncional dedicada às crianças e aos pais com espaço para brincadeiras e apoio com vestiários, banheiros, copinha do bebê. Todo o complexo externo conta com um paisagismo extremamente bonito, verde e diferenciado, assinado por Maria Paula Orlando.

Diante desse breve resumo, a vocação do resort continuará sendo o segmento MICE com a oportunidade de crescimento no lazer. Temos uma localização extremamente privilegiada para ambas as vocações – estamos a 30 minutos de Campinas e 45 minutos de São Paulo.

HN: Como o empreendimento vai trabalhar a captação de clientes do segmento Mice? Quais serão as estratégias?

RC: O resort já tem uma carteira bastante completa e diversificada de MICE, visto que o hotel já operava há mais de 15 anos com outra marca. Agora com essa retomada sob nova administração, o Cyan irá atuar de forma ativa nestes clientes. Afinal, as mudanças estarão aliadas a um novo posicionamento. Teremos uma equipe comercial ativa captando novos leads, bem como acompanhamento dos orçamentos. Nossa atuação será principalmente em São Paulo capital e região primária da unidade.

Hoje, o Cyan Resort é administrado pela Atlantica Hospitality International e com isso temos o apoio de toda a equipe do Brasil para captação de eventos, grupos e oportunidades que não estejam em um raio próximo. A equipe comercial nacional da rede atua de forma muito forte com vendas cruzadas. Dessa forma, teremos muitos vendedores falando sobre a nossa estrutura e, claro, buscando leads e nos ofertando aos seus clientes.

Vale destacar que o hotel terá a sua reabertura prevista entre os meses de abril e maio. Abriremos com menos apartamentos e não com todas as salas de eventos prontas, pois algumas interferências seguem ocorrendo e serão entregues posteriormente.

Temos como grande objetivo trazer o segmento MICE para dentro do hotel aos poucos, pois acreditamos que o cliente estando in loco e vivendo a nossa experiência é a melhor forma para nos conhecer e visualizar o seu evento na nossa estrutura.

Por fim, temos também na nossa estratégia comercial, devido à grande melhoria na estrutura lazer, aproximação e parcerias com empresas, operadoras, clubes de férias e agências que têm apelo no segmento de lazer. O hotel está localizado no recém-lançado Distrito Turístico SerrAzul, com muitas atrações turísticas e gastronômicas. Essa completa gama de serviços, lazer e gastronomia agregará bastante valor e oportunidades tanto ao público de lazer quanto ao corporativo à unidade.

HN: Em termos de performance, quais as expectativas e metas para este ano?

RC: Esse ano de 2022 será bastante complexo para o Cyan Resort by Atlantica, pois estamos fechados há quase 2 anos e a nossa reabertura ocorrerá de forma gradativa. Temos uma alta expectativa de bons resultados, com acompanhamento constante do mercado.

Com isso, notamos o segmento de lazer aquecido e acreditamos que temos muitas características que irão corroborar com esse sentimento. Um exemplo é busca das famílias por pequenas viagens para regiões próximas de carro e, por fim, a retomada dos eventos e congressos com o processo de avanço da vacinação.

Nosso êxito na performance e no atingimento das metas será uma complexa equação no equilíbrio de vendas no segmento lazer X corporativo – MICE. Tendo as duas vocações, o resort trabalhará de forma intensa e equilibrada para atendermos ambos os segmentos, porém sempre visando e maximizando as receitas e oportunidades.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal