Um rock clássico é perfeito, mas uma ópera também funciona para fazer Paulo Michel dar uma relaxada. É na cozinha, contudo, que o atual CEO da Louvre Hotels Group Brazil, esquece por algumas horas a hotelaria. “Adoro cozinhar enquanto bato papo com os amigos, saboreando um bom vinho. Na minha opinião, o bom de cozinhar deve ser o antes, o durante e a sensação gratificante do depois, vendo as pessoas quando gostam”, diz Michel, convidado do Hotelier News na sessão de hoje (18).

“Também gosto muito de exercícios ao ar livre, trilhas (nada radical) com cachoeiras, entre outros… Adoro natureza!”, revela Michel, ainda falando sobre os prazeres fora do escritório. É o trabalho e, claro, a hotelaria que nortearam nosso bate-papo com o executivo, que foi eleito no ano passado presidente da ABIH-RJ.

Com passagens por BHG (Brazil Hospitality Group) e Hotéis Othon, Michel é bacharel em Administração pela Faculdade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Tem ainda uma pós-graduação em Gestão de hospedagem pela Universidade Estácio de Sá. Leia abaixo a conversa que tivemos com ele sobre os planos para 2021 e os desafios para a retomada dos negócios da Louvre, que gere 15 unidades no Brasil, sendo uma recém-inaugurada em Ipanema. Boa leitura!

Três perguntas para: Paulo Michel

Hotelier News: Dados do FOHB mostram que o Rio de Janeiro conseguiu atrair uma demanda de lazer e performar melhor que outras praças, caso de São Paulo. Qual sua avaliação sobre 2020 e como se saiu o hotel da Louvre Hotels Group na cidade?

Paulo Michel: O ano de 2020, sem sombra de dúvidas, foi o mais desafiador para a hotelaria em todos os aspectos: operacional, financeiro e comercial. Cada uma dessas áreas teve que gerenciar, à sua maneira, a crise pela qual passamos de forma mais intensa, nos primeiros meses do ano. No Rio de Janeiro não foi diferente, mas, sem dúvidas, a diversidade de atrações ao ar livre que a cidade oferece proporcionou maior expectativa para a retomada do turismo de lazer. Ambientes abertos eram e seguem sendo a grande atração para o viajante curtir com segurança. Nosso Hotel Tulip Inn Rio de Janeiro Ipanema abriu no segundo semestre de 2020 e o principal impacto sentido foi a liquidez da diária, abaixo do esperado no primeiro ano, enquanto o volume seguiu concentrado com picos nos fins de semana e feriados.

HN: Qual a previsão para 2021 na Cidade Maravilhosa diante de uma alta temporada comprometida em função de um Réveillon esvaziado e um Carnaval cancelado? O que baliza sua opinião?

PM: Nós do Tulip Inn Rio de Janeiro Ipanema não fomos muito impactados pela diminuição da demanda para esses períodos devido à estratégia adotada de venda mais flexível, o que nos gerou bons resultados. Sentimos, no entanto, uma menor procura de maneira geral, sem dúvidas bastante abaixo do que em anos anteriores. Para 2021, nossa expectativa é a de retomada também do corporativo, que, em alguns segmentos, já vem mostrando certo fôlego. A volta de forma mais significativa do corporativo é muito importante, principalmente para os próximos meses, quando o lazer costuma desacelerar. Sabemos que, para isso acontecer, as medidas de segurança precisam ser mantidas e reforçadas, conforme as viagens forem se intensificando e o volume retornando.

HN: Estendendo a análise para as demais praças que a Louvre atua, o que esperar de 2021? Será possível recompor as perdas de 2020? Qual a estratégia a ser adotada?

PM: A principal estratégia segue sendo trazer serviço, qualidade e segurança para os nossos clientes. Trabalhar com transparência e em parceria sempre foi e seguirá sendo o caminho para o nosso crescimento e retomada em 2021. Sabemos que a evolução da campanha de vacinação e a diminuição do número de infectados serão primordiais para que tenhamos um ano muito melhor que o anterior e, justamente por isso, adotamos em nossos hotéis todas as medidas de segurança, seguindo os protocolos necessários para que possamos superar esse cenário juntos o quanto antes. Nossa postura consciente e transparente com os nossos clientes já vem gerando resultados positivos. Tivemos os dois primeiros meses do ano com desempenho acima das nossas expectativas, o que nos sinaliza um ano de retomada bastante promissor.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Louvre Hotels Group Brazil