Após um ano de pandemia e muitas crises no setor, a hotelaria já entendeu como a banda toca. Com a chegada da segunda onda, o cerco vem se fechando novamente e erros cometidos no passado não podem ser repetidos no presente. Para Paulo Fernandes, diretor geral do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, o mercado precisa ter calma para saber quais caminhos seguir.

“A maior lição do último ano é a necessidade de se adaptar rapidamente. Foi um período de muitas mudanças em um cenário desafiador. Logo, a capacidade de ler a situação com calma e conseguir adaptar os planos é essencial, para agora e no futuro pós-pandemia também. Sobre os erros, prefiro vê-los como aprendizado”, pontua o hoteleiro de 41 anos.

Natural de Ribeirão Preto, no interior paulista, o profissional carrega mais de 20 anos de experiência no setor. Em sua trajetória, Fernandes acumula passagens por grandes empresas como Iberostar, Costa do Sauípe e Club Med. Formado em Administração de Empresas, o executivo ainda possui MBA em Administração Geral.

À frente do único empreendimento do Palladium Hotel Group no Brasil, o diretor divide seu tempo livre entre amigos, familiares e uma boa praia.

Três perguntas para: Paulo Fernandes

Hotelier News: O Grand Palladium Imbassaí chegou a bater 70% de ocupação aos finais de semana no ano passado. Esses bons índices se mantiveram? E qual o segredo para altas ocupações no atual momento?

Paulo Fernandes: Desde a retomada das operações no ano passado, os índices de ocupação variam com a situação da pandemia e consequente confiança das pessoas em viajar. O que temos feito é garantir os melhores procedimentos de segurança em toda a instalação e remodelar nossos serviços para as necessidades atuais. Com isso, garantimos hóspedes no resort para que aproveitem um tempo de descanso com o melhor que o Grand Palladium pode oferecer, ao mesmo tempo que mantemos a segurança de todos, tanto funcionários como visitantes.

HN: Com a chegada da segunda onda e o esvaziamento do lazer, como o resort vem se planejando para os próximos meses?

PF: Entendemos a situação delicada que o país está passando e sabemos que temos uma grande responsabilidade de manter um ambiente seguro para todos, ao mesmo tempo que permitimos o entretenimento e descanso de nossos hóspedes. Desde o princípio temos um trabalho muito forte de prevenção, com protocolos de segurança rígidos e mudanças vitais em nossa estrutura e serviços, o que garante o funcionamento saudável do resort. Nos próximos meses, nosso objetivo é continuar operando com segurança, sempre seguindo as medidas indicadas pelo governo estadual e pela prefeitura, fazendo as mudanças que se mostrarem necessárias e investindo em um público mais regional, já que a proximidade e possibilidade de viajar de carro serão diferenciais.

HN: Quais os erros cometidos em 2020 que não podem ser repetidos neste segundo ano de pandemia?

PF: A maior lição do último ano é a necessidade de se adaptar rapidamente. Foi um período de muitas mudanças em um cenário desafiador. Logo, a capacidade de ler a situação com calma e conseguir adaptar os planos é essencial, para agora e no futuro pós-pandemia também. Sobre os erros, prefiro vê-los como aprendizado. Em um cenário tão incerto como o que ainda enfrentamos é muito difícil acertar sempre. O que precisamos ter, agora mais do que nunca, é calma e sabedoria para entender os melhores caminhos a seguir.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Palladium Hotel Group