Pablo Ramos é um hoteleiro nato e CEO do grupo mineiro MHB Hotelaria (Minas Hospitality Business) há mais de 10 anos, desenvolvendo diversas estratégias e ações para aumentar a relevância e garantir o crescimento da rede.

Ramos tem graduação em Administração de Empresas pela Fiplac Brasília e é bacharel em Administração Hoteleira pelo MassBay College (EUA). Hoje (6), o Hotelier News recebe o profissional em mais uma sessão do Três Perguntas para, em uma conversa sobre a retomada da hotelaria. Confira!

Três perguntas para: Pablo Ramos

Hotelier News: Para 2022, quais são as metas da MHB? Existe algo voltado para a expansão?

Pablo Ramos: Desde 2019, todo o ano que se inicia a MHB cria um lema e neste ano nosso é “foco e dedicação para romper barreiras”, o que já aconteceu neste começo de ano, quando a empresa se uniu a uma das maiores construtoras do Brasil, a PHV Engenharia.

Além de fazer parte do grupo, iremos participar de todos os projetos da construtora voltados à hotelaria, gestão de condomínios e hospedagem long stay. Com isso, a expectativa da administradora é chegar ao final do ano com um crescimento de 50% em UHs, hoje são 10 hotéis e um total de 1.079 quartos.

HN: Considerando o potencial corporativo e de eventos de Belo Horizonte, como a rede tem atuado no sentido de reaquecer esse segmento na retomada da hotelaria?

PR: Um dos cases de sucesso da MHB é a Escola Prime de Hotelaria. Em agosto de 2021, aconteceu o 1º Workshop da Hotelaria e do turismo de Belo Horizonte. Com a chegada da pandemia, houve significativa perda de mão de obra qualificada no setor e, com isso, vimos a necessidade de abrir o olhar dos profissionais para a importância de se distribuir em ambientes distintos uma melhor qualificação para os que querem prestar serviços para o trade do turismo, qualificando os profissionais que já estão atuando e preparando os que têm interesse em entrar neste fantástico universo da hotelaria. Para 2022, teremos o segundo evento com o lançamento do curso.

A MHB sempre acreditou que o treinamento e capacitação da equipe são o que conduz a empresa ao sucesso, visto que de nada adianta iniciativas para fomento do turismo se, ao chegar, o turista não tem acolhimento.

HN: Quais têm sido as estratégias da rede para maximizar a receita?

PR: Considerando que o controle de custos é tão importante quanto a gestão de receita, a MHB Hotelaria criou um programa de gestão de compras. Por sermos uma rede com um grande volume de compras, o poder de barganha para conseguirmos melhores condições para nossos hotéis é muito maior do que se tratados individualmente. Criamos também o BPO (Business Process Outsourcing), que consiste em terceirizar os processos de determinados departamentos do empreendimento, em busca de uma gestão mais estratégica.

Com o BPO, os departamentos financeiro, reservas, comercial, marketing e RM ficam sobre a gestão da empresa Prime Sales Hospitality, parceira da MHB que presta serviço com exclusividade para os hotéis da administradora. Assim, o passivo trabalhista dos hotéis é reduzido, além de contar com uma gestão mais profissional do negócio.

Nos destacamos no setor hoteleiro por sermos uma empresa agressiva nas negociações e com um departamento comercial e RM bem estruturados, atentos a todas as tendências do mercado, sem perder oportunidades de maximizar receitas. A empresa tem mapeado ao longo do ano todos os eventos, concursos e períodos de alta ocupação, fazendo flutuações tarifárias de acordo com o surgimento de demanda várias vezes ao longo do dia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/MHB Hotelaria