Nascido em São Paulo, casado há 25 anos e pai de dois filhos, Nilton Camillo gosta de estar com a família, viajar e conhecer novas culturas e locais nos momentos livres. Além disso, o COO da Bourbon Hospitalidade é um grande apreciador de esportes, principalmente futebol, e gosta de degustar bons vinhos e praticar atividades ao ar livre.

“Sempre fui apaixonado pelo setor hoteleiro. É uma área que oferece muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. Minha família é meu maior apoio. Eles sempre me incentivam a seguir meus sonhos”, diz o executivo.

Camillo é graduado em Administração de Empresas pela Unip (Universidade Paulista), possui pós-graduação em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA Business School.

Em sua carreira, acumula experiência em práticas de gestão hoteleira de pool, condomínios e multipropriedades. Atualmente, tem sob sua responsabilidade operações de mais de 20 hotéis da Bourbon. Antes disso, durante sua passagem pelo Brazil Hospitality Group, chegou à superintendência nacional de Operações da rede.

Durante sua trajetória, também implementou e gerenciou o Wyndham Olímpia (SP). Convidado de hoje (26) no Três perguntas para, o executivo fala ao Hotelier News sobre a performance da Bourbon, perspectivas, entre outros pontos. Confira!

Três perguntas para: Nilton Camillo

Hotelier News: Há pouco menos de um ano como COO (Chief Operating Officer) da Bourbon Hospitalidade, qual tem sido seu principal desafio e quais as principais estratégias adotadas?

Nilton Camillo: Destaco que a Bourbon Hospitalidade sempre olhou para os detalhes e trabalha constantemente para manter os melhores produtos e serviços. É uma rede que sempre faz questão de entregar uma hotelaria diferenciada. Se observarmos nossos índices de qualidade, temos hotéis com nota acima de 96%.

Dessa maneira, seguimos os pilares da rede, que são: o produto sempre com uma aparência nova; o cuidado que temos com as pessoas, além de uma propaganda/comunicação eficiente. Com isso, visamos sempre oferecer o melhor de nossos serviços aos nossos clientes e proporcionar experiências às pessoas certas nos lugares certos.

Além do acompanhamento diário nos índices de qualidade, respondendo 100% dos comentários recebidos, fazemos uma análise eficaz e eficiente na gestão de custos e despesas de acordo com receita obtida, através da implantação do KPI Flow Through e demais KPI´s de Operação, obtendo assim com nossos gestores hoteleiros e equipe, os melhores resultados em 2023.

HN: Como você avalia a performance da rede no primeiro semestre deste ano? Os resultados são animadores?

NC: Nossa expectativa é fechar este ano com recorde histórico da empresa, e crescimento expressivo em relação ao ano passado. O último trimestre vem pujante com projeção de excelentes resultados em todos os hotéis da rede.

Temos feito uma série de investimentos para melhorar a capacidade dos hotéis e criar novas oportunidades. Isso traz novos desafios e resultados ainda maiores. Para 2024, a expectativa também é de atingirmos mais um recorde de faturamento.

Os resorts da Bourbon Hospitalidade (Bourbon Atibaia Resort e Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort) estão com atualizações constantes. O Bourbon Cataratas do Iguaçu acabou de lançar um novo espaço kids com a temática da Turma da Mônica e reformará apartamentos e áreas comuns. Já o Bourbon Atibaia Resort lançou recentemente o Acqua Kids, parque aquático indoor. Além de renovar toda a ala central. Estamos sempre buscando oferecer aos nossos clientes a melhor experiência possível. O mercado continua com boas oportunidades e estamos preparados para crescer e atender às demandas dos nossos clientes e atrair novos.

HN: Considerando os resultados desse ano, qual cenário você vê se desenhando para 2024?

NC: A Bourbon Hospitalidade, primeira rede hoteleira brasileira a completar 60 anos, comemora a data com expansão e novidades. Para 2024, a rede hoteleira planeja inaugurar novos hotéis e investir em novas atrações para os empreendimentos já existentes. A rede hoteleira também está atenta às mudanças sociais e comportamentais e busca se adaptar às novas demandas dos clientes.

Os empreendimentos da Bourbon Hospitalidade possuem novas collections definidas, que são padrões de serviço e atendimento. A mesma estrutura foi adotada para a Bourbon Gastronomia, vertente de negócios da rede hoteleira, que reúne restaurantes premiados e reconhecidos da rede, visando oferecer uma melhor experiência tanto para o hóspede a lazer, como de negócio e de eventos. Entre eles, o Vezzoso Cucina, nova marca de gastronomia italiana, que foi lançada no Bourbon Cataratas do Iguaçu e se expandirá para outros empreendimentos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Bourbon Hospitalidade