Mariana Motta tem como hobby principal a canoa havaiana, esporte que pratica quase que diariamente, com o objetivo de participar de sua primeira prova ainda este ano. Além disso, no tempo livre, a diretora de Vendas e Marketing do JW Marriott Rio de Janeiro gosta de praticar trekking enquanto está acampando. “Não é só no trabalho que os desafios me movem”, diz.

A executiva possui curso técnico em Hotelaria pelo Senac Campos do Jordão (SP) e é bacharel em Administração Hoteleira pela faculdade Unibero. Em sua trajetória profissional, atuou por oito anos na rede Meliá, nos segmentos de Vendas e Eventos, e está há 12 anos na Marriott International.

Na rede, começou como gerente Jr. de Vendas, sendo responsável pela comercialização dos hotéis Renaissance São Paulo Hotel, JW Marriott Rio de Janeiro e Marriott Executive Apartments. Em sua carreira na gigante americana, teve a oportunidade de abrir o hotel AC Barra da Tijuca (RJ), motivo pelo qual se mudou para a Cidade Maravilhosa e, após um ano, assumiu o cargo de diretora de Contas Corporativas no escritório nacional de Vendas da rede.

Em abril deste ano, chegou à sua função atual e hoje (11) é convidada do Hotelier News em mais um Três perguntas para. No bate-papo, Mariana fala dos desafios, expectativas e metas do hotel carioca. Confira!

Três perguntas para: Mariana Motta

Hotelier News: Elevar as diárias médias tem sido um dos grandes desafios dos empreendimentos hoteleiros neste momento em que o setor consolida sua retomada. Dessa forma, quais estratégias o JW Marriott Rio de Janeiro tem adotado para garantir tarifas proporcionais ao aumento da demanda?

Mariana Motta: Durante o período da pandemia, fomos o único hotel que se manteve aberto na orla de Copacabana e, para este grande feito, o empreendimento precisou se adequar à demanda que havia no momento, flexibilizando estratégia e serviços. Desde janeiro, estamos direcionando nossos esforços em captar a demanda que estávamos acostumados a trabalhar anteriormente e estamos obtendo bastante sucesso.

Como nossa marca é conhecida internacionalmente, a retomada dos voos, principalmente internacionais para o Rio de Janeiro, nos afeta diretamente. Não é só na diária média que estamos pensando. Para este segundo semestre, estamos fazendo uma série de ações no hotel, que estão complementando os serviços oferecidos.

Lançamos este mês um novo cardápio assinado pelo chef de cozinha Antonio Amaral para o restaurante The Carioca, e estamos fazendo uma renovação em nossa cobertura, onde iremos oferecer um novo bar na piscina. Além disso, temos alguns eventos programados para acontecer no pôr do sol com DJs na cobertura e vista incrível da praia mais famosa do Brasil, além de algumas parcerias interessantes que estamos buscando, sempre pensando em agregar valor à experiência do hóspede.

HN: Em termos de distribuição, houve alguma mudança significativa para o empreendimento após os últimos dois anos? Quais serão os principais desafios e metas para 2022?

MM: O JW Marriott Rio de Janeiro é um hotel localizado no coração da praia de Copacabana e, como um dos 8 mil hotéis da Marriott em torno do mundo, seguimos as diretrizes da empresa, que vem sempre inovando e lançando tendências de mercado. O maior desafio atualmente é com relação à inflação. Neste cenário, precisamos administrar os custos de forma que não afete nosso resultado.

HN: Em relação à captação de novos clientes, como o hotel tem trabalhado? No segmento de luxo, ela acontece de forma diferente?

MM: Trabalhamos com prospecção de forma muito intensa. Para o segmento de luxo, a demanda não vem tanto de uma forma orgânica, é necessário planejamento e esforço para captá-la. Como trabalhamos com público internacional, antecedência é uma palavra chave para a captação de novos negócios.

No JW Marriott Rio de Janeiro, nos esforçamos ao máximo para personalizar cada experiência, desde o primeiro contato até mesmo após a saída do cliente. Queremos superar as expectativas dos hóspedes oferecendo a eles um atendimento acolhedor e genuíno.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International