Marco Gonzaga gosta de andar de bicicleta e ouvir música latina nas horas vagas. Além disso, o CMO (Chief Marketing Office) do WAM Group é um grande entusiasta da leitura, indicando os livros Chatô: o rei do Brasil, de Fernando Morais, e o romance 1984, de George Orwell.

Gonzaga é graduado em Publicidade pela UNIP (Universidade Paulista), possui pós-graduação em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e é mestre em Artes Visuais pela UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Na sessão de hoje (17), o Hotelier News recebe o profissional, que fala sobre as estratégias adotadas pelo grupo na retomada da hotelaria.

Três perguntas para: Marco Gonzaga

Hotelier News: A venda de frações imobiliárias chega a 25% do VGV dos projetos? Como ser criativo para atingir mais compradores em potencial? A internet pode ser um canal de venda de frações?

Marco Gonzaga: Além dos canais normais de atendimento, também trabalhamos muito com ações promocionais, que potencializam nossa atuação e alcance. As parcerias são muito estratégicas, então estamos juntos de grandes empresas e, através dessas parcerias, aumentamos consideravelmente nosso potencial de clientes. Como exemplo, posso citar a Unimed, TIM, Heineken e times de futebol como o Fluminense e o Atlético Goianiense.

A internet com certeza é um canal de vendas hoje para o WAM Group, inclusive temos uma startup, a Segunda Casa, que é focada 100% em vendas nesse formato. As vendas online já representam cerca de 15 a 20% do nosso total, ou seja, já é algo consolidado e forte. Vale ressaltar ainda as vantagens da venda pela internet, como o custo, que é menor que em operações físicas, além da linguagem, que nos aproxima do público da nova geração, pessoas que já se habituaram com o comércio web.

As redes sociais, por exemplo, também se tornaram um canal assertivo de comunicação da marca além dos tradicionais onde já estávamos inseridos, como rádio, outdoor e outros.

HN: Como o WAM Group tem trabalhado no sentido de trazer inovações para os canais de comunicação da marca?

MG: Mais recentemente, tivemos uma inovação diferenciada, que foi a iniciativa de parcerias com times de futebol. Hoje patrocinamos o Fluminense e o Atlético Goianiense, estratégias pelas quais conseguimos uma adesão muito significativa e diferente do habitual. A interação dos times e dos torcedores tornou essa parceria única, então hoje quem é torcedor tem uma experiência diferenciada quando temos essa informação na hora da hospedagem, por exemplo. Os times quando estão nos empreendimentos conosco também, então é uma troca muito positiva que gera engajamento. O melhor é que somos pioneiros no segmento, então essa linha de comunicação deu muito certo, tanto que estamos indo para o terceiro ano de renovação de contrato.

Outra inovação está na tecnologia, tanto em softwares quanto em equipamentos. Nas salas de vendas, nas apresentações de produtos contamos com painéis de touch interativo, por exemplo, entre outras iniciativas.

HN: Em termos de fidelização, quais estratégias têm sido adotadas pelo grupo?

MG: Hoje, além do habitual já feito pelo mercado, também dispomos de uma área exclusiva para pensar em estratégias de experiência para o cliente, principalmente quando pensamos na WAM Hotéis. Com essa iniciativa, temos conquistado vários prêmios, entre eles o da TripAdvisor, que analisa também esse quesito.

(*) Crédito da foto: Luciano Ohya/WAM Group