Gerente geral do Novotel Criciúma, Marcio Kestering construiu sua carreira na Atrio Hotel Management. Profissional da hotelaria desde os 18 anos, o profissional entrou para o time da operadora há 17 anos. Hoje, aos 37 anos, ele divide seu tempo entre a gerência do empreendimento, sua esposa e o casal de gêmeos.

Formado em Turismo e pós-graduado em Marketing, Kestering começou na hotelaria no cargo de auditor noturno. Já inserido no setor, galgou posições em outros departamentos como recepção, coordenação de eventos, trainee gerencial, subgerente e gerente geral.

Prata da casa da Atrio, o executivo tem passagens por quatro marcas da Accor, parceira de longa data da empresa. São elaS: ibis, Mercure, ibis budget e Novotel. “Recebi alguns prêmios internacionais – sendo o principal uma Árvore de Ouro em Paris – prêmio recebido por ter a maior satisfação do hóspede entre 1800 hotéis ibis do mundo inteiro”, releva.

À frente das operações da unidade catarinense, aberta em outubro de 2020, Marcio Kestering afirma que abrir um empreendimento em plena pandemia não foi uma tarefa fácil. “Abrir um hotel nesse cenário é um desafio gigantesco, tivemos que inaugurar com metade do número de colaboradores que normalmente teríamos contratado. Assim conseguimos segurar os custos e manter a pressão no caixa estável”, diz.

A entrevista completa você confere abaixo.

Três perguntas para: Marcio Kestering

Hotelier News: Em linhas gerais, quais foram os maiores desafios da cadeia hoteleira de Criciúma?

Marcio Kestering: Trabalhei em Criciúma de 2011 a 2013 e retornei para cidade em 2020 para fazer a abertura do Novotel. A cidade cresceu bastante em sete anos, mantendo sua vocação para os negócios e melhorou muito na área do turismo. Com a pandemia, toda a hotelaria foi afetada no Brasil, não foi diferente em Criciúma, que ainda sente os reflexos da diminuição das viagens corporativas. Abrir um hotel nesse cenário é um desafio gigantesco, tivemos que inaugurar com metade do número de colaboradores que normalmente teríamos contratado. Assim conseguimos segurar os custos e manter a pressão no caixa estável. Hoje vemos a luz do fim do túnel se aproximando. Esperamos que a vacina nos traga de volta a normalidade nos negócios e na vida.

HN: Diante das baixas demandas, qual foi o posicionamento do hotel frente à cesta competitiva?

MK: Somos o hotel mais novo da cidade e estamos tentando trazer a diária média do destino para cima, mas ainda estamos com a tarifa abaixo que esperamos chegar. Como abrimos recentemente e no meio da pandemia, tivemos que ficar perto da concorrência.

HN: De que forma o Novotel Criciúma lidou com os medos e angústias dos colaboradores? Algum programa específico foi implementado?

MK: Quando abrimos o hotel todos já estavam cientes da pandemia e dos protocolos que devemos seguir. A Accor criou o All Heartist Fund, que tem beneficiado milhares de colaboradores e ex-colaboradores da rede, apoiando a alimentação dos funcionários com doações através do ticket de alimentação do programa.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal