Enquanto o setor de eventos se viu totalmente paralisado, a TES Cenografia buscou soluções na crise como forma de auxiliar os organizadores do segmento e ao mesmo tempo elevar seu faturamento. Segundo Marcelo Chanoft, diretor Operacional da empresa, que é um dos braços do Grupo R1, as iniciativas tomadas ainda no início da pandemia fizeram a diferença para garantir a sobrevivência da companhia.

“A TES é uma empresa do Grupo R1 e logo no início da pandemia, ainda em março de 2020, montamos o primeiro estúdio para eventos virtuais. Assim, criamos muitas alternativas para estúdios, o que continuamos a entregar com muita frequência”, pontua.

Se por um lado a R1 mergulhou de cabeça nos eventos híbridos e virtuais, a TES lançou divisórias customizáveis desenvolvidas por materiais sustentáveis e projetadas de acordo com a necessidade de cada cliente. “Produzimos e entregamos muitos totens de álcool gel e termômetros para os hotéis, ajudando nossos clientes na adequação de seus escritórios com as proteções físicas de acrílico e sinalização”, complementa Chanoft.

Convidado de hoje (23) para a série Três perguntas para, o diretor fala sobre a retomada dos eventos, a possível falta de mão de obra e perspectivas para 2021.

Três perguntas para: Marcelo Chanoft

Hotelier News: Com a chegada da pandemia, a TES Cenografia criou produtos para o combate ao vírus. De que forma as novidades ajudaram a empresa a enfrentar a crise?

Marcelo Chanoft: A TES é uma empresa do Grupo R1 e logo no início da pandemia, ainda em março de 2020, montamos o primeiro estúdio para eventos virtuais. Assim, criamos muitas alternativas para estúdios, o que continuamos a entregar com muita frequência. Além disso, produzimos e entregamos muitos totens de álcool gel e termômetros para os hotéis, ajudando nossos clientes na adequação de seus escritórios com as proteções físicas de acrílico e sinalização. Logo no início da pandemia, quando faltavam máscaras e álcool gel, nossa equipe de costura fabricou milhares de unidades de tecido para serem doadas a quem precisava.

HN: O setor de eventos vive uma evasão de mão de obra devido ao impacto da pandemia e paralisação das atividades. A TES sentiu esse movimento também? Como a empresa vem buscando atrair profissionais?

MC: Como a quantidade de eventos com montagem ainda é pequena, não sentimos a falta de mão de obra. Nossa equipe interna está dando conta, mas é uma realidade que em breve o mercado todo vai sentir e a TES já se preparou para isso. Antes mesmo da pandemia nós estávamos nos preparando para um formato de negócio que fosse menos dependente de mão de obra, principalmente muito específica. Isso está no DNA da TES desde sua fundação. Nossa tecnologia de montagem permite que os eventos sejam entregues com equipes menores do que o normalmente utilizado.

Fora esse fato, a TES já vinha num movimento natural, continuando a nossa visão de sustentabilidade, voltado para a economia compartilhada, onde abrimos para empresas cenografia e equipes de montagem independentes, treinamento e capacitação na montagem com o sistema TES para eles se tornarem fornecedores e montadores homologados da nossa tecnologia. Acreditamos que dessa forma será possível atender a demanda que vai acontecer, com qualidade, com design e com agilidade que vamos precisar nessa retomada.

HN: A vacinação vem ganhando tração no Brasil, o que é um bom sinal para o segmento. Quais as perspectivas para o segundo semestre? A TES já possui eventos previstos no calendário?

MC: O retorno do setor está diretamente ligado a dois fatores. O primeiro é a liberação governamental e na vontade ou na segurança dos clientes em realizar e frequentar eventos. Com a vacinação em curso, as pessoas se sentem mais seguras e confiantes em frequentar eventos. Ou seja, é uma cadeia de acontecimentos que promove o retorno. Alguns tipos de eventos que precisam de muito tempo de programação para participação, patrocínios e exposição ficaram inviáveis de acontecer em 2021, mas todos os outros, na grande maioria corporativos acontecerão com bastante frequência a partir de agosto acredito.

Felizmente, a TES tem eventos previstos e confirmados no calendário 2021. Notamos que as feiras quase que na totalidade já foram adiadas para 2022, mas nosso perfil de cliente, tanto em eventos corporativos como em feiras, manteve seus eventos em 2021 e poderá realizá-los com segurança sanitária e sem impedimentos legais. Somos uma empresa especializada em montagem de estúdios e temos vários agendados e acontecendo até o final do ano.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal