Com ampla expertise em assessoria financeira, controladoria e recuperação de empresas, Marcelo Azevedo é a principal cabeça pensante por trás da AZ Hotéis. A administradora hoteleira vem colhendo bons frutos com o Ninety Hotel, em São Paulo, e em breve deve anunciar a gestão de novos empreendimentos.

Aos 48 anos, o fundador da operadora é graduado em Economia e reúne outras paixões, como o motocicletas, ciclismo e squash. Em sua formação, o executivo ainda possui cursos de compliance, SPC (Sociedade em Conta de Participação) e obrigações tributárias e fiscais.

Em 2019, a AZ Hotéis nasceu com a missão de oferecer ao setor hoteleiro um novo modelo de gestão de negócios, focado principalmente na redução de custos, preservação de patrimônio e aumento da distribuição de lucro. Pilares totalmente alinhados à formação e experiência de Azevedo.

Abaixo, você confere a entrevista na íntegra.

Três perguntas para: Marcelo Azevedo

Hotelier News: A AZ Hotéis fez sua estreia no mercado com o pé direito, considerando os bons resultados do Ninety Hotel. Quais os pilares da estratégia da operadora?

Marcelo Azevedo: A AZ Hotéis nasceu em 2019, para fazer a diferença no mercado hoteleiro com um novo modelo de operação. Iniciamos com a administração do Ninety no condomínio e pool hoteleiro com nossas estratégias modernas em redução de custo, preservação do patrimônio, aumento nas distribuições de lucro e implantação de compliance em todas as áreas do empreendimento. Nossos principais pilares são: excelência no atendimento, equipe comercial sempre inovando com estratégias diretas aos nossos clientes, estratégias nas plataformas e fazendo uma administração com total transparência.

HN: A rede está em fase de expansão com novas unidades em São Paulo. Quais os critérios para o fechamento de contratos? Quais os perfis de empreendimento que a empresa busca?

MA: No momento mais difícil que o mercado hoteleiro passa, estamos expandindo nossa rede em São Paulo, interior e litoral. Temos um perfil definido em duas bases: condo-hotéis e hotéis. Cada empreendimento tem sua característica específica, sendo necessário um estudo profundo para qual estratégia adotar em cada um deles. São muitas variáveis a se decidir, como A&B próprio ou terceirizado, tipo de acomodação, prazo de hospedagem, necessidade de retrofit, entre outros.

HN: De que forma sua experiência com controladoria e assessoria financeira auxiliaram na construção da administradora? Quais as principais expertises você traz para o negócio?

MA: Hoje em dia nos deparamos com muitos empreendimentos parados no tempo, com vários vícios de trabalho e acomodados no dia a dia. Nosso primeiro passo em cada hotel é uma análise sistemática em cada setor. Com a implantação de nosso sistema, já conseguimos dar uma bela alavancada na tomada de decisões. A partir desse momento implementamos o compliance em todas as áreas com treinamento. Com isso conseguimos finalizar o projeto chegando na excelência do atendimento e rentabilidade do patrimônio.

(*) Crédito da foto: Divulgação/AZ Hotéis