Gerente geral do Transamerica Prestige Beach Class Recife, Marcelo Augusto de Oliveira iniciou sua trajetória profissional longe da hotelaria. O executivo atuava no setor metalúrgico, em áreas comerciais e administrativas, até migrar para o segmento bancário para trabalhar no departamento contábil.

Natural de São Paulo, Oliveira é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Hoteleira pelo Senac. Sua história no setor hoteleiro começou há 29 anos, no THG (Transamerica Hotels Group), inicialmente em posições administrativas até chegar a cargos operacionais. “Tenho no currículo, diversas implantações de novos hotéis, com perfis de hóspedes diferentes, que proporcionaram experiências e aprendizados valiosos”, conta.

Marcelo Augusto de Oliveira também atuou na gerência operacional corporativa da rede por dois anos, apoiando as unidades hoteleiras administradas pelo THG. “Em 2011 fui convidado para participar do projeto de implantação e operacionalização do Hotel Transamérica Prestige em Recife, um desafio gratificante, já que o empreendimento é considerado como um dos principais hotéis da cidade”.

Aos 51 anos, o gerente prefere passar seu tempo livre ao lado da esposa e das duas filhas, viajando e assistindo filmes.

Três perguntas para: Marcelo Augusto de Oliveira

Hotelier News: Recentemente, o governo de Pernambuco anunciou o retorno das feiras de negócios a partir de maio. Como essa notícia chega ao Transamerica Prestige Beach Class? De que forma o hotel está se preparando para essa retomada?

Marcelo Augusto de Oliveira: Primeiramente cabe ressaltar e elogiar todos os esforços das entidades do trade turístico, que trabalharam incessantemente junto ao governo de Pernambuco, demonstrando que todas as atividades comerciais ligadas ao setor de feiras de negócios estavam preparadas e com todos os protocolos sanitários implantados para atender a retomada desse segmento tão importante. Essa liberação para o retorno das feiras nos permite projetar receitas com locações de espaços e serviços de A&B (Alimentos & Bebidas), que até então estavam zeradas, além de propiciar novas captações de hospedagens. Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo cenário de pandemia, continuamos investindo em nosso capital humano, contratando novos profissionais para compor nossa área Comercial, já nos preparando para esse momento de retomada.

Visando a segurança e conforto de nossos clientes, nossos espaços de eventos estão recebendo investimentos, e um novo sistema de climatização está sendo instalado, contemplando processo de renovação do ar, que evitam a proliferação de vírus e bactérias, atendendo assim todas as normas de segurança sanitária. Reduzimos as capacidades das salas, visando atender um dos principais requisitos do protocolo, que é o distanciamento social. Readequamos o atendimento dos serviços de A&B para atender as normas de segurança alimentar. Enfatizamos ainda, que desde agosto de 2020, temos a Certificação de Segurança e Higiene Safeguard conferida pelo Grupo Bureau Veritas, e estamos preparados para oferecer todas as condições necessárias para que nossos clientes realizem seus eventos de forma totalmente segura.

HN: Com a possível mudança no cenário do segmento Mice, quais são as expectativas para 2021?

MO: Antes da pandemia, o segmento Mice representava 70% da ocupação do hotel, e entendo que esse percentual pode ser estendido para uma fatia representativa de hotéis na cidade de Recife. Após o período mais crítico da pandemia, que ocorreu entre os meses de abril e julho de 2020, tivemos uma mudança no perfil dos hóspedes, e o turismo de lazer passou a representar 75% da taxa de ocupação. Com esse novo cenário, readequamos a operação e as instalações do empreendimento, visando atender as expectativas desse público, e os resultados foram positivos, já que tivemos uma evolução progressiva nos índices de ocupação no período de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, com o crescimento dos casos de Covid-19 e novos decretos estaduais impondo restrições, os índices de ocupação apresentaram uma retração acentuada. Nossa expectativa é de que a partir de maio, os índices comecem a apresentar um crescimento gradativo. Estamos otimistas em relação ao segundo semestre, e projetamos uma taxa de ocupação média no final de 2021 entre 50% e 55%, o que representaria um desempenho satisfatório, se considerarmos todas essas oscilações ocorridas durante esses últimos 13 meses.

HN: Nos últimos meses, o mercado da capital pernambucana vem sofrendo com a falta de eventos e corporativo. Como a unidade buscou atrair o lazer?

MO: A cidade de Recife se caracteriza como um dos destinos com maior visibilidade de viagens corporativas, e o turismo de negócios e eventos tem representado cada vez mais, um percentual significativo no faturamento dos hotéis. Essa demanda elevada de turismo de negócios, foi de certa forma prejudicial no desenvolvimento do turismo de lazer, já que o destino deixou de realizar os investimentos necessários na sua divulgação como atrativo turístico.

A capital pernambucana possui um enorme potencial turístico, e uma diversidade cultural extraordinária, que precisa ser mais divulgada em território nacional e internacional, pois são poucos os destinos que reúnem tantos atrativos. Conhecida como Veneza Brasileira, a cidade reúne uma variedade de opções de lazer e pontos turísticos para todos os tipos de públicos como: aficionados por história, cultura, belezas naturais e gastronomia. Importante destacar sua proximidade com Porto de Galinhas, e a facilidade de acesso a esse paraíso natural. Não podemos esquecer da vizinha Olinda, e toda sua história que engloba um dos Carnavais mais conhecidos do Brasil. Enfim, temos um destino fantástico para oferecer aos nossos hóspedes, e visando o crescimento desse nicho de mercado tão importante, estamos valorizando essas riquezas em nossas divulgações em redes sociais e OTAs, que atualmente são nossas principais fontes emissoras de reservas. Readequamos nossos apartamentos, disponibilizando quartos triplos em todos os canais de vendas e quádruplos (sob consulta). Elaboramos vários pacotes com serviços diferenciados para atendimento de casais e famílias, que buscam uma experiência memorável. O turismo de lazer precisa ser melhor explorado, não deve ser evidenciado apenas nesse momento crítico, e apoiaremos todas as iniciativas de divulgação do destino. Cabe destacar, os esforços das entidades do trade turístico, e das Secretarias Municipal e Estadual de Turismo nesse sentido, mesmo antes desse cenário de pandemia.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal