Com dois filhos pequenos, pode-se dizer que Lucíola Ciavatta tem um terceiro. Desde 2006, a vida da empresária não foi mais a mesma, com a chegada da Carícia do Vento, pousada em Monte Verde, no distrito de Camanducaia (MG), a qual administra com os ‘pitacos’ do pai.

Apaixonada por hotelaria, Lucíola aproveita os tempos livres para ficar com as crianças em Atibaia (SP), cidade próxima na qual reside. Em outras ocasiões, ela diz que já se acostumou em passar os finais de semana na própria pousada. Segundo ela, essa mescla de trabalho e lazer tornou-se corriqueira e parte de sua vida.

Entrevistada em abril, a empresária citou bons resultados da Carícia do Vento durante a pandemia, com faturamento de R$ 1,6 milhão neste período. Agora, ela retorna na seção Três perguntas para, contando os desafios da atuação em Monte Verde, as transformações da charmosa cidade e a atualização do meio de hospedagem.

Três perguntas para: Lucíola Ciavatta

Hotelier News: Há quantos anos você está no mercado de Monte Verde e o que te chama tanta atenção nele? Qual o grande diferencial da cidade?

Lucíola Ciavatta: A Carícia do Vento Pousada Boutique foi inaugurada em março de 2006. Desde então, estou à frente de sua gestão. Todo início de um empreendimento é mais desafiador, ainda mais em uma cidade turística onde já se haviam tantos excelentes hotéis e pousadas.

Sempre acreditamos no nosso potencial e diferencial. Eu muito jovem, com muita carga teórica, mas pouca prática. Me formei em 2004 em Turismo pela PUC-Campinas e em seguida por mais 2 anos de estudo e dedicação, Pós Graduada em administração hoteleira pelo Senac São Paulo. A teoria eu tinha e estava muito fresca, mas é na prática que os desafios aparecem.

Acredito hoje que inauguramos a Carícia do Vento no momento certo e no destino perfeito. Era a nossa hora.

HN: Quais as principais mudanças na hotelaria dessa região nos últimos anos, desde a estreia do Carícia do Vento? O que o público mais aprecia na pousada.

LC: Desde 2006 quando inauguramos a mudança no mercado hoteleiro local tem sido bem grande. Temos hoje em Monte Verde mais de 300 empreendimentos hoteleiros. Vivemos 100% do turismo. Então pra mim a regra é clara: precisamos sempre nos atualizar. E este é um dos nossos diferenciais. Em 15 anos de existência, estamos ainda em constantes mudanças. Busco sempre participar de debates, lives , cursos para entender cada vez mais o mercado e poder oferecer um serviço de qualidade com uma experiência única.

A Carícia do Vento hoje é movida por amor. Uma equipe preparada e motivada. O grande diferencial é oferecer aos hóspedes uma experiência inesquecível . É onde queremos estar, por prazer. Temos um mundo todo digital, mas os hóspedes são seres humanos, eles pedem atenção, querem se sentir confiantes, querem ser lembrados. Eles não esquecem de como fazemos eles se sentirem. Nossa responsabilidade é grande.

HN: Como o empreendimento é fiel às tradições mais importantes do hotel e, ao mesmo tempo, mantém-se atualizado?

LC: Falei um pouco sobre isso na questão anterior. Claro, prestamos um serviço de hotelaria, temos um excelente produto à venda e isso não pode decepcionar a expectativa de quem programa uma viagem. Essa é a nossa missão. Não podemos nos permitir a ter hóspedes com experiências frustradas. O nosso dever é estarmos atualizados e preparados para fazer esta magia acontecer.

Temos por trás de toda a gestão, uma equipe jovem e dedicada. Procuramos mantê-la por dentro do que acontece no mercado hoteleiro. Todos em perfeita sintonia para fazer da estada na Carícia do Vento Pousada Boutique, uma experiência única, marcante.

Se não estamos pensando no hóspede, não estamos pensando. Não basta satisfazer o hóspede, precisamos encantá-lo.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal