À frente do Meliá Ibirapuera desde 2019, Lina Giosa tem ampla experiência operacional. Em sua carreira, atuou em cargos como recepcionista, supervisora de recepção, coordenadora de serviços e gerente geral. E é essa expertise que a profissional leva para o dia a dia do empreendimento paulistano, visando uma gestão humanizada em tempos de crise.

“Procuro entender cada colaborador de forma única, suas emoções e mais do nunca ter empatia, escuta ativa, gestão humanizada e comunicação clara, criando relações sólidas e de respeito para que estejamos mais fortes e na mesma direção”, explica a gerente.

Lina é formada em Administração Hoteleira pela Universidade Ibero Americana, com pós-graduação em Marketing de Serviços pela Universidade Paulista e MBA em Gestão Hoteleira pelo B.I. International.

Na Meliá há 19 anos, ela conta que estudar é um de seus maiores prazeres. “Adoro estudar e desta forma estou sempre fazendo cursos que aprimorem e tragam valor para a minha profissão, seja na área financeira, Revenue Management, gestão de pessoas, negociação, coaching, bem-estar e até manutenção predial! Considero tão rico ser hoteleira, por ter essa oportunidade de desenvolver tantas competências e estar em constante evolução”.

Três perguntas para: Lina Giosa

Hotelier News: Em sua carreira, você possui uma vasta experiência operacional. Como essa bagagem te ajudou na gestão do Meliá Ibirapuera nos últimos meses? Quais expertises fizeram a diferença para enfrentar as mudanças e desafios da pandemia?

Lina Giosa: O ano mudou mas a pandemia não acabou. Nossos desafios continuam densos. Esta crise impactou cada pessoa de forma diferente. Procuro entender cada colaborador de forma única, suas emoções e mais do nunca ter empatia, escuta ativa, gestão humanizada e comunicação clara, criando relações sólidas e de respeito para que estejamos mais fortes e na mesma direção.

HN: Qual foi o posicionamento do empreendimento quanto aos funcionários? Como lidar com as demissões, afastamentos e incertezas dos colaboradores?

LG: Desde o início da pandemia, por meio do programa Stay Safe With Meliá, que contempla toda a parte de protocolos e procedimentos operacionais para a máxima segurança e saúde dos hóspedes e colaboradores, cada líder recebeu também capacitação para o seu bem estar e de sua equipe, controle das emoções e adaptação à mudanças, criando uma rede de apoio e suporte para todos os colaboradores. Os que foram desligados e estão no banco de talentos para novas oportunidades na rede (alguns já foram até recontratados), os afastados, entendendo as suas preocupações e de certa forma nos mantendo próximos e, os que continuaram na operação e estão em constante capacitação e proximidade.

HN: Dentre todos os departamentos que compõem um hotel, qual deles foi o mais desafiador de administrar nesse momento e por que?

LG: Não consigo pensar em um só departamento, somos todos um. Esse momento é de grande incerteza e estamos nos adaptando às constantes mudanças, com atitude positiva. Quando tudo acabar teremos aprendido lições valiosas para toda a vida e a certeza de ter tido a capacidade para superar qualquer obstáculo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Ibirapuera