Leonel Reyes possui quase duas décadas de experiência no setor hoteleiro e deu seus primeiros passos no segmento atuando pela Hyatt, onde trabalhou de 2005 a 2008. Atualmente exerce o cargo de diretor corporativo do grupo RCD Hotels na América Latina, posição que ocupa desde 2021.

Reyes é graduado em Negócios Internacionais pela Universidad Autónoma de Yucatán, no México. Além disso, também atua como diretor corporativo do UNICO 20º87º Hotel Riviera Maya.

Hoje (10), o Hotelier News conversa com o executivo, que faz considerações acerca dos principais desafios da marca neste período tão crucial para a hotelaria.

Três perguntas para: Leonel Reyes

Hotelier News: Vocês perceberam mudança no perfil do cliente neste início de retomada? Quais as mais marcantes?

Leonel Reyes: Sim, há uma mudança no perfil do cliente. Por exemplo, antes a tendência de reserva era em média seis a oito meses antes da viagem. Agora, estamos vendo que eles reservam com menos tempo de antecedência, cerca de 30 dias.

HN: Os empreendimentos do grupo que, no período pré-pandemia tinham fatia expressiva de demanda internacional, já atingiram o ponto de equilíbrio? Se não, quando se pode pensar nessa possibilidade?

LR: Os projetos da marca, como o Residence Inn by Marriot em Mérida, Cancún e Playa del Carmen, têm sido um desafio para a RCD Hotels. Felizmente, isso tem sido acompanhado de muito sucesso para os clientes que procuram viajar como realmente gostariam, como, por exemplo, acompanhados de seus pets. O mesmo vale para os que buscam maior conhecimento sobre o próprio destino e cultura local. Podemos dizer que isso tem sido fundamental para, hoje, termos uma ocupação que varia entre 40% e 60%.

HN: Em termos de operação, quais processos ficarão para sempre em produtos de lazer mesmo após a pandemia?

LR: Os empreendimentos RCD Hotels seguirão mantendo os protocolos do programa SAFE & SOUND, visto que a garantia da segurança é uma das principais condições na hora de procurar um destino. Nos últimos meses, tem havido uma tendência favorável a essas medidas. Os clientes buscam a confiança nas instalações com base nos protocolos de saúde, segurança e responsabilidade que possuem.

(*) Crédito da foto: Divulgação/RCD Hotels