Leandro Carvalho acaba de assumir o cargo de diretor de Marketing e Vendas da Rede de Hotéis Deville, baseado em Curitiba. Formado em Administração de Empresas com ênfase em turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, é ainda pós-graduado em Marketing pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo e possui certificações internacionais na Alemanha, Estados Unidos, França e Inglaterra.

Após 15 anos de atuação nos segmentos de tecnologia e viagens, o executivo retorna para a hotelaria. Carvalho se diz paulistano de nascença, baiano de coração, carioca por paixão e curitibano por opção. Isso porque viveu em várias partes do Brasil além do tempo que residiu em San Diego, Califórnia, aprendendo inglês.

Atualmente sua prioridade é estar sempre com a família. Casado com uma colombiana e pai de duas filhas, se considera multicultural e apaixonado por esportes radicais, em especial o snowboard. Surfa sempre que consegue um tempo livre e é faixa roxa em jiu-jitsu. Gosta muito de cozinhar e não dispensa um bom churrasco com os amigos.

Três perguntas para: Leandro Carvalho

Hotelier News: Você assumiu o cargo de diretor de Marketing e Vendas durante a pandemia. Quais têm sido os maiores desafios até agora?

Leandro Carvalho: A Rede de Hotéis Deville reagiu rapidamente e implantou sistemas e protocolos de higiene e segurança que permitiram manter a confiança dos hóspedes. Sempre prezamos pela qualidade dos nossos produtos e serviços e, com a pandemia, isso se tornou ainda mais evidente. Nossos hotéis estão absolutamente preparados para garantir uma hospedagem de qualidade com toda a segurança necessária. Observamos uma transformação no mix de clientes em nossas unidades o que exigiu grande flexibilidade das nossas áreas de marketing e vendas para lidar com este novo momento. O maior desafio continua sendo a capacidade de adaptação ao cenário volátil que estamos vivendo.

HN: Com a sua entrada, uma das propostas era trazer maior presença digital. Como tem sido essa transformação e quais os passos necessários para a mudança?

LC: O advento da tecnologia transformou as relações comerciais em várias indústrias e não foi diferente na hotelaria. A transformação iniciou-se há cerca de 25 anos atrás com o surgimento da internet e continua acontecendo de forma acelerada. No meio do caminho surgiram vários novos canais de compra, venda e interação. As empresas de tecnologia criaram novas formas de se fazer negócios e, impulsionadas pelas “venture-capital” (que enxergaram oportunidades de ganhos em escala) e aumentaram consideravelmente a participação no share de reservas. Com isso, a hotelaria passou a ter que administrar múltiplos canais de distribuição e lidar com concorrentes que antes não existiam. A Rede Deville sempre investiu em tecnologia e inovação. Conseguimos acompanhar as mudanças impostas pela transformação digital sem deixar de lado a qualidade dos nossos produtos e serviços. Vamos reforçar nossa presença nos meios digitais para garantir que o cliente continue bem atendido em todos os canais que desejar interagir conosco.

HN: Além da pandemia, Curitiba também tem passado por obstáculos como racionamento de água na região. Como o cenário impacta na ocupação e o que a rede tem feito para contornar as dificuldades?

LC: No início da pandemia havia muito pânico. A indústria hoteleira estava completamente em dúvidas sobre o que aconteceria nos meses seguintes e se o negócio sobreviveria. Tivemos que ser extremamente cautelosos e acompanhar a evolução do cenário diariamente. De um dia para o outro a ocupação dos nossos hotéis despencou e tivemos que nos adaptar rapidamente. Aprendemos bastante sobre adaptabilidade e flexibilidade ao tomar medidas imediatas de contenção de custos para proteger o negócio e ao implantar protocolos de higiene e segurança para manter a confiança dos nossos hóspedes. Com o passar dos meses, observamos uma mudança no mix de clientes, com aumento considerável das “escapadas em família”. Após quase um ano do primeiro lockdown, estamos todos saturados com a pressão do isolamento social. As pessoas estão buscando alternativas de lazer e entretenimento sem exposição ao vírus e esse movimento está contribuindo para a retomada dos negócios.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Rede Deville