Paraguaia, mas carioca de coração há sete anos, Karen Ortiz é natural de Assunção, mas já morou em diferentes países ao longo dos seus 45 anos. Diretora de Vendas e Marketing do Sheraton Grand Rio Hotel & Resort desde 2018, a executiva é mãe da Valentina, sua maior companheira de viagens.

Formada em Marketing e Administração de Empresas, Karen possui pós-graduação em Engenharia Comercial pela Universidad Americana e em Marketing. Em sua carreira, atuou em empresas multinacionais de consultoria. Na hotelaria, sua trajetória começou no Sheraton Assunção, também como diretora de Vendas.

Pela primeira vez no Três perguntas para, Karen Ortiz fala sobre os 50 anos do empreendimento de luxo, melhorias investidas em infraestrutura, posicionamento de marca e serviços prestados.

Três perguntas para: Karen Ortiz

Hotelier News: O Sheraton Grand Rio anunciou, no passado, investimentos de grande porte, com foco em tecnologia e segurança predial. Quais melhorias foram realizadas? E como as mudanças impactaram a diária média da propriedade?

Karen Ortiz: Estamos muito felizes de celebrar os 50 anos do Sheraton Grand Rio, um ícone da hotelaria carioca e sul-americana. Temos realizado nos últimos anos vários projetos de melhoria. Em segurança predial, executamos o maior programa de projetos de FL&S de toda a história da propriedade, enquadrando um edifício de 50 anos nas normas mais atuais da NFPA americana de segurança à vida e ao patrimônio. Ampliamos toda a nossa capacidade de evacuação, comunicação visual, sinalização de rotas de fuga, cobertura de detecção de incêndio e splinklers, sistemas de coifas de cozinhas, sistemas de lavanderia, automação e troca de bombas de incêndio, e troca de tubulações do barrilete hidráulico de incêndio.

Também executamos o maior avanço de segurança contra inundações por precipitações pluviais, com um estudo minucioso de projetistas da UFRJ com previsão de índices pluviométricos de chuvas para os próximos 25 anos.
Executamos a troca de dois elevadores de garagem, três elevadores de serviço, dois elevadores socias e um elevador de carga, e seguiremos nessa ação com a troca de mais dois elevadores sociais nesse ano. No próximo, realizaremos os últimos dois elevadores sociais, dando mais segurança e comodidade aos clientes e associados no deslocamento na propriedade.

Em tecnologia, montamos uma estação automatizada controlada por software e monitorada remotamente para tratamento de efluentes de lavanderia para reúso na própria, para gerar economia de água e ajudar na redução de carga de tratamento para o meio ambiente.

Montamos o primeiro sistema de automação da propriedade, voltado para o ar condicionado central, gerando segurança, comodidade e economia. Temos um projeto para esse ano de modernização de sistema do estacionamento, oferecendo mais comodidades como pagamento por pix ou totem de autoatendimento.

Nos próximos anos, vamos reformar todos os apartamentos, restaurantes, lobby, Centro de Convenções e áreas internas, além de seguir efetuando altos investimentos em tecnologia, fazendo com que o Sheraton Grand Rio permaneça atualizado e moderno.

HN: O day use foi uma das apostas da unidade na retomada. Mesmo com a pandemia no retrovisor, é um serviço com alta demanda? Qual a relevância desse nicho para o empreendimento?

KO: Os cariocas adoram conhecer novos lugares e redescobrir as belezas do Rio. Nesse sentido, o nosso hotel é o cenário perfeito para relaxar e curtir uma experiência inesquecível sem precisar viajar por muitas horas e com segurança. O Sheraton é o único resort da Zona Sul do Rio de Janeiro. Temos kids club, quatro restaurantes, spa, duas piscinas climatizadas, três quadras de tênis, academia e somos o único hotel da cidade com acesso direto à praia. É um produto diferenciado no mercado local e a melhor opção para famílias. O day use e day pass funcionam muito bem durante a semana e também contamos com algumas datas disponiveis para o final de semana. É uma oportunidade incrível para o local redescobrir os lugares do Rio que o mundo inteiro gostaria de conhecer e passar um dia inesquecível com esta tarifa especial, que inclui: áreas de lazer, academia de ginástica, estacionamento, descontos em A&B (Alimentos & Bebidas), tratamentos de spa e aluguel de quadras de tênis.

HN: Posicionado como um resort urbano, o Sheraton Grand Rio tem a gastronomia como um de seus grandes atrativos. Como o hotel vem trabalhando esse departamento? E qual a parcela do restaurante Bene dentro do faturamento?

KO: Com quatro diferentes opções gastronômicas, como o italiano Bene, a churrascaria O Casarão, o restaurante da piscina Casa da Cachaça e o refinado restaurante francês L’Etoile, o hotel oferece opções para todos os gostos. Uma verdadeira experiência gastronômica sofisticada e deliciosa para hóspedes e visitantes. O Bene é a nossa trattoria italiana moderna, divertida, leve e animada, que permite aos hóspedes desfrutar de uma refeição apreciando a vista incrível que só existe no Rio. Massas frescas, drinks autorais e os melhores ingredientes fazem o sucesso deste restaurante que foi recentemente remodelado, em 2020. A casa abre diariamente para café da manhã e jantar, para hóspedes e visitantes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Sheraton Grand Rio Hotel & Resort