Diretor do Ritter Hotéis desde 1985, José Reinaldo Ritter é uma das figuras mais conhecidas da hotelaria gaúcha. Presidente da ABIH-RS (Associação Brasileira de Hotéis do Rio Grande do Sul) pela quarta vez e diretor da ABIH-Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), o executivo de 65 anos é o convidado de hoje (20) para a série Três perguntas para.

Natural de Taquara (RS), Ritter é formado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas pela PUC-RS, tendo atuado na AIESEC (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais), onde fez estágios em Joanesburgo, na África do Sul e Lafayette, nos EUA.

Trabalhou dois anos na ONU (Organização das Nações Unidas), pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), como oficial de programação. Para completar, foi corretor de imóveis da Ritter Engenharia, coordenando as vendas de empreendimentos imobiliários.

Confiante na retomada, o diretor do Ritter Hotéis explica como a empresa sobreviveu à pandemia, planos para 2021 e conta como foi abrir um novo produto em um dos momentos mais críticos do setor, o HAUS von Ritter.

Três perguntas para: José Reinaldo Ritter

Hotelier News: A retomada da hotelaria vem acontecendo de forma gradativa. Como estão as demandas em Porto Alegre? Quais as principais dificuldades que a Ritter Hotéis vem enfrentando?

José Reinaldo Ritter: A retomada da hotelaria em Porto Alegre está gradualmente melhorando apesar da pandemia e da grande oferta hoteleira. Muitos hotéis fecharam e alguns nem reabriram ainda. Temos no Ritter Hotéis 237 apartamentos em duas torres no mesmo endereço separados por um aconchegante jardim. Nossa ocupação está na faixa de 20% desde outubro de 2020. Enxugamos nosso quadro de funcionários em 60% e hoje estamos com 36 colaboradores. Renegociamos todos contratos fixos e alguns foram cancelados. Conseguimos um empréstimo junto ao BADESUL para capital de giro. Realmente, não está sendo fácil, mas acreditamos que agora com a vacina a economia volte a se animar e que se ative novamente a circulação de pessoas.

HN: No ano passado, a rede lançou o HAUS von Ritter. O coliving tem a proposta de unir pessoas e, no momento atual, o distanciamento é recomendado. Como o empreendimento se adaptou?

JR: O HAUS von Ritter já nasceu adaptado ao momento atual, visto que iniciamos nossa operação em meio à pandemia. Todo o conhecimento herdado do Ritter Hotéis para receber nossos hóspedes com todos os cuidados e protocolos foi replicado para receber os hausers, como os moradores do HAUS são chamados. HAUS von Ritter, em tradução do alemão, significa “casa de Ritter”. Nosso coliving carrega na genética toda a tradição do hotel e está localizado no mesmo endereço, mas em torres diferentes, com 130 apartamentos e áreas como cozinha e lounge exclusivos para moradores. Além disso, os hausers têm acesso às demais áreas sociais, como piscina, rooftop com vista, fitness, jardim, biblioteca, entre outros. O HAUS trouxe com um modelo inovador para o mercado de colivings, sendo o primeiro do Brasil anexo a um hotel e com seus serviços pay per use. Nosso modelo é descomplicado, com contratos de um a seis meses, sem as burocracias de um aluguel tradicional e todas as despesas em único boleto. Como nossas opções de estúdios são todas individuais e com banheiro próprio, o hauser tem a sua privacidade e manter o distanciamento social é fácil. As áreas sociais estão todas equipadas com bastante álcool em gel, e nossa limpeza está reforçada!

HN: Quais são os planos da empresa para 2021? Novos produtos estão em desenvolvimento?

JR: Nossos planos para 2021 são oferecer permanente o melhor serviço para nossos hóspedes e hausers e procurar ser um diferencial em termos de hospedagem e eventos. Nossa missão é oferecer soluções completas de hotelaria com atendimento que encanta os clientes. Pretendemos ser o principal hotel independente do Rio Grande do Sul encantando clientes e mantendo a tradição a seu tempo. Em termos de novos produtos, estamos sempre nos atualizando e reformamos recentemente todo nosso Centro de Eventos. Estamos preparados para a fase pós-pandemia. A manutenção é imprescindível e como novidade fizemos uma parceria com uma loja de auto-serviço em um local privilegiado no térreo que vai ser uma grande atração para nossos hóspedes e hausers.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Ritter Hotéis