É provável que Johannes Bayer tenha sido um dos poucos alemães — senão o único — a ficar triste após o 7 a 1 da seleção germânica em cima do Brasil, na Copa do Mundo de 2014. A razão disso é que após cerca de 25 anos morando aqui, o gerente geral do InterContinental São Paulo já pode ser considerado mais brasileiro que muita gente.

Após conhecer sua esposa na França, Bayer veio para o Brasil e não quis partir mais. Com filho de 18 anos, Thomas, nascido aqui, ele aproveita todas as opções que São Paulo lhe fornece. Uma delas, por exemplo, é optar pela bicicleta como meio de transporte. “É meu jeito favorito de ir e voltar do trabalho”, conta.

Fã do churrasco brasileiro, o executivo que não dispensa uma boa roda de conversa aceitou participar da seção Três perguntas de hoje (14). Sem mais delongas, Viel Spaß beim Lesen! — aproveite a leitura!

Três perguntas para: Johannes Bayer

Hotelier News: O que o InterContinental São Paulo tem feito para criar experiências aos hóspedes e se reinventar atualmente?

Johannes Bayer: Desde a reabertura do hotel em setembro 2020, adotou-se uma “escuta ativa” a fim de compreender as novas necessidades de mercado e o novo perfil de hóspede. O hotel tornou-se “pet friendly”; adequou cardápios e horários de funcionamento dos pontos de vendas; desenvolveu pacotes para famílias e românticos, programas para quem precisa de tranquilidade e internet garantida para trabalhar com segurança; especializou-se em eventos virtuais e híbridos adequando produto e treinando Equipe.

HN: Após um ano de pandemia, quais demandas são vistas como tendências que vieram para ficar no cenário pós-vacinação e flexibilizações?

JB: O paulistano passou a frequentar mais hotéis e a gostar de sair da rotina, sem sair da cidade. Isso veio para ficar. Assim como a realização de eventos híbridos, principalmente no segmento de congressos. Por outro lado, o segmento corporativo percebeu que nem sempre viajar é necessário para a execução de um compromisso profissional. Muito pode ser resolvido de maneira eficiente, virtualmente. A expectativa é de queda significativa (30%/40% do volume).

A boa notícia é que nota-se a valorização da experiência, as pessoas querem viajar, conhecer novos lugares, desde restaurantes, bares, á novos destinos no mundo. Entretenimento estará em alta, como shows, eventos esportivos, culturais e gastronômicos. Eventos sociais também está em evidência, principalmente pelo tempo em que não puderam ser realizados, como o caso dos casamentos, festas de 15 anos e de formaturas, chás de bebês, etc. Mas, especialmente porque as pessoas estão com saudades dos churrascos, das festinhas de aniversário com a família e os amigos mais íntimos. Neste futuro próximo, veremos mesas grandes nos restaurantes, grupos de famílias/amigos nos hotéis e mais eventos sociais em nossos salões.

HN: Quais são as perspectivas para o segundo semestre? E o começo de 2022? Existe algum plano/novidade planejada para o melhor momento da retomada?

JB: Embora tenha uma perspectiva otimista, os pés ainda estão fincados no chão e o momento permanece de austeridade. Começa-se a sentir gradativamente a intensificação no planejamento de eventos, na remarcação de eventos cancelados em 2020, a partir do 4º trimestre 2021.

A Fórmula 1, pela confirmação em ser um evento presencial e o sucesso nas vendas do 1 º lotes dos convites, é uma esperança, totalmente baseada no cumprimento do calendário de vacinação do estado de SP. Seguimos vivendo um dia por vez e celebrando as pequenas conquistas diárias, nesta montanha russa que apresenta novas curvas, subidas e quedas livres a todo instante.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News