O gosto por visitar lugares com a família, principalmente na companhia do filho de quatro anos, talvez guie parte da experiência em gastronomia de Joaquim Netto. O gerente de A&B (Alimento & Bebidas) do WK Design Hotel, em Florianópolis, é entrevistado da sessão Três Perguntas de hoje (21).

Praias, trilha e cidades são os principais destinos de Netto. No caminho, ele aproveita para ouvir seus gosto musical favorito: rock. No mesmo pacote, quando não está atrás do volante, procura ler artigos sobre o mercado de investimentos ou voltados à hotelaria.

Com experiência no mercado de A&B em outras marcas, como IHG, Belmond, Marriott e Pousada Ponta dos Ganchos (SC), o profissional aprecia um bom vinho e gastronomia à altura.

Três perguntas para: Joaquim Netto

Hotelier News: Quais têm sido os principais desafios do setor de A&B durante a pandemia? Por que?

Joaquim Netto: O WK Design Hotel foi inaugurado no dia 14 de Dezembro de 2020, bem no meio da pandemia, com diversas restrições em todo o mundo. Como grande parte de nossas louças e utensílios são importados, antes mesmo da inauguração sofremos com a escassez de produtos disponíveis no mercado e também com a logística de entrega, pois diversos portos ficaram fechados.

Outro grande desafio foram as infinitas alterações nas restrições municipais, pois tivemos que nos adaptar em relação aos horários restritivos do transporte público, e com contratamos uma empresa particular de transporte para assegurar o deslocamento seguro de cada uma dos nossos funcionários.

Mesmo com todos os percalços vivenciados até este momento, conseguimos conquistar a confiança dos nossos hóspedes através de um serviço personalizado consequentemente, a receita de todos os nossos pontos de vendas.

HN: Ao pós-pandemia, com vacinação da população e menos restrições, o que você acha que se manterá na gastronomia hoteleira? Alguma tendência deve ser criada a partir desse momento vivido?

JN: Acredito que durante a pandemia, o comportamento dos nossos consumidores passou por mudanças que permanecerão por um bom tempo. Percebo que nos tornamos mais críticos e seletivos na escolha de opções gastronômicas e que isso tenha se tornado ponto decisivo na escolha de um hotel.

A pandemia trouxe um olhar mais clínico para a alimentação, além de nos proporcionar momentos mais íntimos com o alimento. Devido a esse momento, tivemos mais tempo de estar em família, vivenciando momentos de afeto, e quando se fala em afeto familiar, a gastronomia é o que faz a união através das refeições.

Com a população vacinada e com o fim das restrições, o desejo por uma alimentação de qualidade virá com grande intensidade, e os restaurantes que estiverem preparados com alta gastronomia e qualidade nos serviços, se manterão relevantes.

HN: O que foi usado de estratégia nesse período para garantir um serviço seguro e que, ao mesmo tempo, gerasse experiência gastronômica no WK Design Hotel?

JN: A nossa preocupação com a saúde, segurança e bem estar de nossos clientes e colaboradores se iniciou já no processo seletivo, onde seguimos minuciosamente todos os protocolos sanitários. Neste sentido, houve uma preocupação de todos os colaboradores em oferecer um serviço seguro e de qualidade, baseado em padrões da The Leading Hotels of the World, com os quais obtive bastante experiência no passado.

Em relação as experiências gastronômicas no WK Design, é importante mencionar que em Abril deste ano, fizemos o lançamento para a cidade de Florianópolis do nosso Osli Restaurante. A criação do cardápio assinado pelo nosso chef Executivo Felipe Silva, foi inspirada na cozinha contemporânea, com o intuito de utilizar produtos regionais e técnicas gastronômicas que traduzem uma cozinha criativa, consciente e tudo que há de mais conceituado no ramo restaurativo.

Além disso, nossos clientes sempre serão surpreendidos pela criatividade e qualidade dos nossos drinks elaborados pelo nosso Head Bartender, que utiliza frutas e produtos regionais para criar os mais de 90 opções que oferecemos em nosso WK Café Bar.

Com o intuito de consolidar a nossa marca no mercado nacional, estamos sempre inovando na criação de experiências únicas. Seja através de eventos com harmonização de cervejas, vinhos e coquetéis, jantares especiais com menu degustação, sempre acompanhados de música ao vivo com artistas locais, bem como nosso já tradicional Sunset on the Roof Top aos Sábados, quando nossa extensa lista de coquetéis harmoniza com a melhor vista de Florianópolis ao som dos DJs convidados.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal