Natural de Juazeiro do Norte (CE), Ivana Rangel é mais feliz perto do mar. Atual presidente do Fortaleza CVB (Convention & Visitors Bureau) e vice-presidente de Projetos da Unedestinos, a profissional de 53 anos se autodeclara viciada em praia e uma dependente de um bom banho de água salgada.

Casada e mãe da Lize, de 22 anos, e do Bernardo, de 14, Ivana é economista de formação e iniciou sua carreira como estagiária em um banco, de onde saiu como gerente oito anos depois.

“Trabalhei por oito anos como diretora administrativa e financeira em uma construtora, onde tive a oportunidade de acompanhar desde a concepção até a conclusão da construção de dois hotéis. Um deles é o Hotel Sonata de Iracema, onde sou sócia diretora desde a sua inauguração em 2005”, conta.

À frente do Visite Ceará/Fortaleza CVB desde 2018, a executiva já atuava na entidade como vice-presidente desde 2010. Ivana Rangel é também vice-presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos do Ceará e foi por quatro anos vice-presidente da ABIH-CE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará).

Três perguntas para: Ivana Rangel

Hotelier News: O Nordeste vem despontando como a região mais procurada por turistas na retomada. De que forma o Fortaleza CVB vem articulando ações para atrair essa demanda?

Ivana Rangel: Desde a vigência da pandemia no país, o Fortaleza Convention & Visitors Bureau vem investindo cada vez mais em ações de capacitação e visibilidade a componentes atuantes no trade turístico, desde estudantes, guias de turismo a empresários que necessitem de apoio ao enfrentamento de crises. Nos últimos meses, apostamos nesses ideais para construção de iniciativas inovadoras não só em Fortaleza, mas em todo o Ceará, tais como o: Conexões do Turismo, seminário online que alcançou dezenas de milhares de cearenses e promoveu debates relacionados à cultura, à tecnologia, à sustentabilidade, ao desenvolvimento de negócios e às perspectivas de empregabilidade no setor de eventos em um cenário pós-pandêmico no turismo, e o projeto Guias do Ceará, ação social-educativa que capacitou ao todo 40 guias de turismo atuantes no estado para o desenvolvimento de habilidades em mídias sociais, assim sendo autossuficientes para divulgar as belezas do nosso Ceará em suas próprias redes! Além disso, o Visite Ceará em parceria com outras entidades do trade turístico como ABIH, Câmara Setorial de Turismo e Eventos, ABEOC, Sindieventos e ABRAPE, participou de forma ativa do comitê estratégico da retomada para o enfrentamento da pandemia; Participou também da ABAV Expo & Collab, importante evento da retomada do turismo.

HN: O segmento Mice começa a dar sinais de recuperação, como por exemplo, a realização do BTM (Brazil Travel Market) na cidade. Como estão as expectativas para o setor de eventos e seus impactos na retomada?

IR: Graças ao avanço da vacinação no Brasil e os esforços do poder governamental para proporcionar um ambiente favorável à retomada econômica, empresários do setor já estão planejando eventos presenciais com segurança e conforto aos participantes. No momento, o Visite Ceará já conta com eventos captados a exemplo do Congresso Brasileiro de Enfermagem para 2022, com expectativa de 5 mil participantes com impacto significativo na economia da cidade e seguirá todos os protocolos de biossegurança.

HN: Qual o papel do setor hoteleiro dentro deste cenário? De que forma os empreendimentos podem contribuir com a volta do turismo?

IR: A indústria da hospitalidade é definitivamente uma das peças-chaves para a consolidação do turismo, pois cada vez mais o turista explora a acomodação escolhida antes mesmo de vivenciar a viagem! Além disso, por consequência da pandemia e da popularização do trabalho remoto, os brasileiros têm optado por roteiro nacionais durante a semana, sem esperar por períodos de alta estação. Desse modo, para além do setor de luxo, os empreendimentos precisam investir na curadoria e capacitação de agentes de viagem e em experiências de recepção, humanizando o cliente e influenciando positivamente na visão de seu roteiro turístico. Ações como as já citadas são fundamentais para garantir uma estadia segura e satisfatória, em um local que esteja realmente respeitando o cumprimento dos protocolos de contenção do vírus, garantindo distanciamento entre hóspedes, segurança do staff e ambientes higienizados e muito bem ventilados.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal