Guilherme Sanson gosta de viajar e praticar atividades físicas como mountain bike e corrida nas horas vagas e possui um gosto musical eclético, ultimamente ouvindo artistas como SOJA, Natiruts e O Rappa. Além disso, ele também participa de ações com ONGs de preservação ambiental e sustentabilidade.

Sanson é graduado em Administração Hoteleira pela Unisa (Universidade Santo Amaro) e possui mais de 20 anos de experiência na hotelaria, com passagens por hotéis como o Ibis e Ibis Budget Afonso Pena, onde atuou como gerente geral.

Atualmente, Sanson atua como presidente da ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais), que tem realizado ações para fomentar o turismo no estado, e é gerente geral do Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes.

Na sessão de hoje (18), o Hotelier News recebeu o profissional, que pontuou acerca da retomada do turismo em Minas, dentre outras questões. Confira!

Três perguntas para: Guilherme Sanson

Hotelier News: Quais ações estão sendo adotadas pela ABIH-MG para fomentar o retorno do turismo neste momento de flexibilização das medidas restritivas?

Guilherme Sanson: Em agosto/setembro, a ABIH Nacional firmou um acordo histórico com o ECAD, que ofereceu termos e condições especiais e exclusivos aos meios de hospedagem associados à entidade nacional e às ABIHs estaduais, como um desconto de até 70% para quitarem seus débitos junto ao órgão arrecadador. Enquanto uma ABIH de nível estadual, a ABIH-MG intermediou as operações entre o ECAD e seus associados. Essas facilidades oferecidas pelo acordo são de extrema importância para a recuperação do setor hoteleiro, que vem acumulando dívidas desde o início da pandemia. Com os descontos e condições de pagamento facilitadas, empresários do ramo serão capazes de começar a colocar suas contas em dia.

A ABIH-MG também lançou o Selo Acolhimento e Higienização. Com a retomada dos eventos e atividades culturais em Belo Horizonte, nossa intenção com a iniciativa é valorizar e conscientizar empresários, gestores e colaboradores do setor e seus clientes sobre a importância dos protocolos e treinamentos realizados pela hotelaria formal – principalmente, durante a pandemia –, transformando o que muito se fala em compromisso e ações concretas.

Além disso, para orientar a retomada das atividades e a reabertura dos hotéis, a ABIH-MG junto à Ariadne Silva Governança Hoteleira e à Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, com o apoio técnico de profissionais e empresas, elaborou o Protocolo de Atendimento, Limpeza e Higienização da Covid-19 para o setor de hospedagem de Minas Gerais. O Protocolo é necessário devido ao momento em que estamos vivendo na área da saúde em função da pandemia da Covid-19 e tendo em vista os seus impactos nas atividades de turismo e, principalmente, nos meios de hospedagem. O material auxilia gestores da hotelaria e demais áreas relacionadas ao setor a adaptarem seus empreendimentos às normas técnicas exigidas pelas autoridades sanitárias, cujo o objetivo é zelar pela segurança dos clientes, colaboradores e parceiros. Todas as recomendações estão presentes nas notas publicadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), protocolos já́ elaborados por outros estados e expertise técnica dos envolvidos.

A associação ainda implementou um projeto de realização e promoção de palestras e cursos para seus membros. O objetivo é levar informação e promover a capacitação dos profissionais do nosso setor para que eles estejam sempre atualizados em relação às demandas de mercado e possam trabalhar com maior dedicação e competência no atendimento ao público e no gerenciamento de suas hospedagens. Por isso, a ABIH-MG sempre consegue negociar descontos e/ou gratuidade para seus Associados, facilitando o acesso de todos ao conhecimento.

HN: Em agosto, você pontuou que a hotelaria em Minas ainda estava pagando mais prejuízos do que gerando lucro. Atualmente, com o aumento gradual dos indicadores do setor, você já consegue vislumbrar um cenário mais otimista? Além disso, qual a relação ocupação x diária média no estado, visto que as ocupações estão subindo, mas as diárias não estão acompanhando?

GS: Segundo dados do balanço mensal realizado pela ABIH-MG, a taxa média de ocupação da hotelaria na Grande BH fechou o mês de setembro em 49,02%, o maior índice desde o início da pandemia em março de 2020 até agora, e esse índice apresenta um crescimento de 33,2% em relação ao mês de agosto, que teve uma média de 42,38%.

Mesmo longe do ideal, esse desempenho positivo segue uma tendência de crescimento de quatro meses consecutivos e atende às expectativas do setor hoteleiro de uma melhora gradual e contínua dos resultados. Essa recuperação é uma resposta à retomada do setor de eventos, além da flexibilização das medidas sanitárias e do avanço da campanha de vacinação no país.

Quanto à relação de ocupação x diária média em Minas Gerais, considerando a comparação entre a média mensal de RevPar em 14 capitais nos meses de julho em 2019/2020/2021, constata-se que Belo Horizonte recuperou 55% de seu RevPar de dois anos atrás. Somente Salvador e Belém recuperaram sua DM, sendo que Belém apenas se aproximou de sua ocupação daquela época. No mesmo comparativo, ressalto a clara observação que o mercado belo-horizontino está trabalhando mal seu posicionamento tarifário. Considerando a taxa de ocupação similar ao mês de julho, registramos queda injustificável e acentuada da diária média, o que obviamente contaminou decisivamente o RevPar. Algumas das demais capitais estão trabalhando muito melhor sua progressão.

HN: Em relação à situação do turismo de negócios e o segmento de eventos, quais são as perspectivas?

GS: Após um período de quase 17 meses com as portas fechadas e muitos prejuízos acumulados, o setor de eventos pôde, mediante decisão da prefeitura de Belo Horizonte, retomar gradualmente as suas atividades. Este é um grande passo rumo à recuperação econômica de toda a cadeia produtiva do setor, que sofreu com mais de 43% dos negócios fechados ou interrompidos com a migração para outro ramo de atividade, o que resultou na perda de 300 mil empregos em Minas.

Retomar os eventos em Belo Horizonte é reativar a hotelaria. Vocação da cidade, o turismo de negócios atrai turistas de todo o país para a capital mineira, com essa reabertura os hotéis da cidade estão sendo fomentados de forma gradativa e isso é positivo, pois é sinônimo de trabalho e renda.

Já com a retomada gradual das atividades turísticas em Minas Gerais, o estado tem se destacado como o principal destino para turistas no país, superando praias e outros roteiros mais conhecidos. Em pesquisa divulgada pelo IBGE, em agosto, Minas apresentou um crescimento de 19,7% nas atividades do setor. O índice mineiro é o maior entre todos os estados e o Distrito Federal, estando também acima da média nacional, que teve crescimento de 11,9% no período. Em relação à receita com turismo, nos meses de maio e junho, Minas Gerais também apresentou o melhor resultado entre os estados. As atividades turísticas em terras mineiras tiveram crescimento de 26% nestes meses, superior aos resultados de outros estados, como Santa Catarina (12,1%) e Bahia (11,4%) e também ao resultado nacional, que foi de 6,2%.

Muitos desses bons resultados podem ser associadas a políticas do governo estadual implementadas pela Secult, como o Programa Reviva Turismo, que recebeu recentemente novo aporte, de R$ 25 milhões, destinados a edital para projetos voltados à promoção turística e a ações que estimulem a competitividade no mercado.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ABIH-MG