Não é exagero dizer que parte da vida de Francisco Sobrinho se resume à hotelaria. Aos 63 anos, foram 42 anos de Accor, encerrando a atuação com a gigante francesa em dezembro de 2020. Ao mesmo tempo, ele sempre conciliou e nutriu o terceiro grande amor (depois da hotelaria e a esposa): motociclismo. A vontade de viajar, fator que também o influenciou à entrar no segmento, é uma das motivações fora das questões profissionais.

A pratica de caminhada três vezes por semana e tênis também ocupam seu calendário pessoal de saúde e endorfina. Quando pode, Francisco Sobrinho aprecia um bom vinho na companhia de amigos, rock, blues e pop.

Após pouco mais de quatro décadas em um dos maiores players do setor, o executivo iniciou em fevereiro deste ano a nova trajetória como consultor hoteleiro. Com a FS Consultoria e Assessoria, Sobrinho pretende aliar sua vasta experiência às novas tendências.

Confira a participação de Francisco Sobrinho na seção Três perguntas para de hoje (15).

Três perguntas para: Francisco Sobrinho

Hotelier News: Qual a sua visão, então, sobre as principais mudanças no mercado hoteleiro brasileiro nesse período?

Francisco Sobrinho: Nestes 42 anos de Accor, aprendi muito e tive muitas experiências, destaco aqui algumas delas, aprendi muito sobre clientes internos e externos, mercado, investidores, tipos de produtos e principalmente como estar perto e servir bem aos clientes. Muitas certezas e incertezas, mercado muito cíclico com muitas mudanças, o que nos fez sempre pensar adiante e nunca desistir (somos resilientes) ainda somos jovens neste mercado do turismo, porém temos uma hotelaria bem instalada (do supereconômico ao luxo) conseguimos atender todos os públicos. Sempre tive a certeza de que estávamos no caminho certo, somos um país muito grande e com muito turismo interno que ainda não foi explorado como deveria ser. Aprendemos que somos um povo alegre por natureza e que não esperamos nada de ninguém, estamos sempre nos reinventando para sermos sempre melhor, somos muitos criativos e brasileiros.

As principais mudanças que ainda estão por vir é que nada será como antes, mais uma vez estamos nos reinventando e mudando a nossa maneira de ver e trabalhar. Toda crise é bem-vinda, nos faz pensar diferente gerando e criando oportunidades, uma destas novidades será a tecnologia que sem dúvida deverá estar mais presente no dia a dia e deverá nos ajudar. Lembro que a partir de agora as pessoas poderão trabalhar de outros lugares, deverá ter mais fuga das grandes cidades, as pessoas estão buscando mais qualidade de vida, aliando o trabalho ao lazer — bleisure — e para isto temos que contar com a tecnologia. Um exemplo é 5G. Tenho certeza de que mais uma vez iremos sair desta crise mais forte que antes.

Devemos melhorar todas as praticas de atendimento aos clientes, mas sem esquecer dos protocolos de segurança, devermos nos reinventar e inovar muito na hotelaria ou seja os nossos serviços deverão ser impecáveis, temos que ter mais tecnologia nos hotéis, sem esquecer de treinar e cuidar dos nossos colaboradores para que eles possam atender bem à todos os clientes

HN: Em sua visão, quais as tendências para o segmento nos próximos anos? É possível prever o que norteará os negócios hoteleiros no Brasil? Qual será a aposta? A pandemia antecipou alguma coisa?

FS: Para os próximos anos a tendência será de ter mais hotéis no mercado, alguns com foco em turismo outros continuarão com foco em turismo de negócios. Eu pessoalmente acredito que vamos crescer mais no seguimento de lazer (vide multipropriedade) teremos cada vez mais hotéis maiores, gerando empregos nesta área.

A pandemia veio para mudar o nosso olhar para o mercado e para os nossos novos clientes (turismo de lazer e trabalho), hoje estamos vendo três tendências (saúde e bem-estar, nomadismo digital e futuras viagens) Todos estão ávidos por sair de casa em busca de novas experiências estão a procura do bem estar e sem duvida irão viajar muito e com suas famílias já que podem trabalhar de qualquer lugar.

HN: O que esperar do Francisco Sobrinho como consultor hoteleiro? Pretende atuar com alguma área específica? Quais suas perspectivas para essa nova etapa?

FS: Como consultor hoteleiro espero compartilhar a minha experiência de 42 anos como profissional da hotelaria, também espero continuar aprendendo muito, entendo que nas crises é que se pode fazer a diferença. Pretendo continuar atando na área de hotelaria com foco nas pessoas, clientes e resultados. Tenho como expectativa continuar trabalhando bastante, porem agora com mais qualidade de vida, viajando mais e principalmente de moto já que agora posso fazer o trabalho de qualquer lugar ou seja vou fazer parte do nomadismo digital.

(*) Crédito da foto: Acervo Pessoal