Filipe Lucena é aquele tipo de viajante que faz qualquer destino virar roteiro gastronômico. Amante de cafés especiais, o gerente de Vendas do recém-inaugurado Novotel Lençóis Paulista iniciou sua carreira na hotelaria na Inglaterra, há 17 anos, quando trabalhou como garçom de eventos no Queens Hotel, na cidade de Leeds.

“De lá para cá atuei nas mais diversas funções em hotéis de João Pessoa e Recife como o Tropical Tambaú, Verdegreen, Manaíra e Golden Tulip Recife, passando pela recepção, reservas, eventos e comercial”, conta.

Colaborador da Accor desde 2017, Lucena é natural de João Pessoa e formado em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba. Em fase de finalização de sua pós-graduação em Marketing Digital, o profissional de 40 anos acredita no potencial do destino e da marca Novotel para consolidar o empreendimento no mercado.

“Lençóis Paulista vive um momento de crescimento, com a implantação e ampliação de grandes indústrias. O hotel abriu no final de julho e já temos uma ocupação acumulada em 69%, com diária média de R$297. Globalmente, com o avanço das vacinas o mercado já reflete uma retomada gradual nos mais variados segmentos do turismo”, pontua.

Três perguntas para: Filipe Lucena

Hotelier News: O Novotel Lençóis Paulista foi inaugurado recentemente. Como as estratégias de vendas foram desenvolvidas antes da abertura?

Filipe Lucena: Fizemos um estudo sobre os hotéis, restaurantes e espaços para eventos concorrentes, não só de Lençóis Paulista como também da região oeste incluindo Bauru, Botucatu e cidades circunvizinhas. Mapeamos as empresas com potencial e entendemos que trata-se de uma região rica, voltada para o agronegócio e indústrias, com um plano de desenvolvimento para os próximos dez anos, pelo menos. Pudemos constatar que há um perfil de clientes que procura um lugar diferenciado, com o conforto e requinte de quem se hospeda, visita um bar ou restaurante em qualquer lugar do mundo, mas que não estava sendo explorado. Em cima deste perfil montamos o posicionamento do hotel, para que ele trouxesse essa robustez de serviços com qualidade e sustentabilidade. Acertamos no balanço entre preço, público e qualidade. Com um bom gerenciamento de receita e o momento aquecido em decorrência do comissionamento da fábrica da Bracell, nossa diária média ultrapassa em mais de R$120 a da concorrência e a procura se mantém constante, atingindo picos de lotação durante a semana. Já estamos, no entanto, trabalhando nossa estratégia para 2022 com a diversificação dos segmentos, abertura de novos canais de vendas e maior foco em eventos e lazer. Fizemos um estudo sobre o plano diretor da cidade e seus atrativos turísticos, levantamos também o calendário de esportes e eventos para o próximo ano. Estamos alinhando parcerias para festivais musicais e gastronômicos, e ainda uma programação voltada para o público loyalty, muito presente em nosso hotel. Com isso já damos início aos nossos passos pós abertura.

HN: Quais são os principais diferenciais competitivos do empreendimento frente à concorrência?

FL: Novotel é a primeira marca de hotéis da Accor, com mais de 530 unidades presentes em mais de 60 países. Atualmente, ela trabalha quatro conceitos de design desenvolvidos na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. O Novotel Lençóis Paulista é o primeiro hotel 100% com este último conceito, denominado Metro, que traz um design industrial e contemporâneo, intuitivo e eficaz. A marca tem uma filosofia “Take Time, Make Time”, com uma estrutura completa voltada não só para negócios e grandes espaços de eventos, como também uma área completa de lazer voltada para toda a família e restaurante com gastronomia impactante. O Novotel Lençóis Paulista apresenta uma proposta mid-upscale, até então ausente na região. Seus apartamentos dispõem de todo o conforto da marca, com sua cama king size Live N Dream e quartos conjugados para famílias, internet de altíssima velocidade, TV’s smart de 55 polegadas conectadas às plataformas de streaming, linha de amenities Phytoervas e categorias com máquinas Nespresso e microondas. Seu centro de convenções possui três salões moduláveis com capacidade para até 300 pessoas, além de cinco salas para reuniões. Dispõe ainda de salão de jogos, piscina infantil e adulto aquecida com estrutura para churrasco e playground, e ainda espaço family com Xbox e brinquedos para crianças. O restaurante Moons – Food|Drink|Experience é aberto ao público, com cozinha fusion que utiliza técnicas e influências peruanas e asiáticas, além de pratos reinventados da gastronomia francesa, italiana e brasileira, algo único em Lençóis Paulista. Seu bar oferece o conceito de mixologia, uma tendência mundial, com carta especial de drinks autorais, seleção de vinhos e chopp artesanal local. Com estes diferenciais colocamos a cidade na rota de destinos a serem visitados não só por turistas, mas também para o público local da região oeste de São Paulo.

HN: Como estão as expectativas para 2022 levando em consideração todos os impactos causados pela pandemia? Existe espaço para a consolidação de um novo produto?

FL: Lençóis Paulista vive um momento de crescimento, com a implantação e ampliação de grandes indústrias. O hotel abriu no final de julho e já temos uma ocupação acumulada em 69%, com diária média de R$297. Globalmente, com o avanço das vacinas o mercado já reflete uma retomada gradual nos mais variados segmentos do turismo. Pudemos acompanhar a força do lazer regional e rodoviário durante os períodos mais restritos da pandemia. Em paralelo, a tecnologia acelerou no mundo corporativo e de eventos, estreitando distâncias e negócios virtualmente. O mercado é cada vez mais dinâmico e passa por transformações constantes. É preciso entender todo o contexto local e global e estar preparado para planejar com estas variantes em curso. A adaptação dos procedimentos e políticas e a diversificação nos negócios foi de suma importância para a Accor durante essa fase crítica da hotelaria. Prioritariamente com a criação do selo ALL Safe, auditado pela Bureau Veritas, adequamos ainda mais os nossos protocolos de higiene e segurança conforme as exigências locais, nacionais e da OMS. Criamos espaços de trabalho inteligentes e flexíveis através da marca Wojo, com a comercialização do Room Office e os espaços Spot nas áreas públicas dos hotéis. Estamos lançando o ALL Connect, um novo serviço para reuniões e conferências híbridas em colaboração com a ferramenta Microsoft Teams. Ampliamos também a experiência do cliente com a diversificação de benefícios em nosso programa de fidelidade ALL. Quando dispomos de informação, atitude e discernimento para virar a chave às novas possibilidades, o sucesso é uma consequência.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal