Ainda adolescente, o menino Felipe Silva tinha seu padrinho como sua maior inspiração na cozinha. Acompanhando de perto as receitas, foi nutrindo sua paixão pela gastronomia, que mais tarde o levaria a comandar o Restaurante Osli, no WK Design Hotel. “Sempre tive o desejo muito presente de que seria cozinheiro. Só não imaginava que essa seria a minha profissão”, conta o chef.

Natural de Florianópolis, Silva seguiu sua intuição e se formou em Gastronomia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, em 2009. Há mais de 12 anos no ramo, aprofundou seus conhecimentos em cozinha italiana durante um estágio na região de Vêneto, na Itália, onde teve seu primeiro contato com a alta gastronomia e serviços hoteleiros.

De volta ao Brasil, cursou um MBA em Gestão em Gastronomia, Qualidade, Produtividade e Serviço. “Trabalhei na cozinha de algumas das principais redes hoteleiras do mundo como Leading, Relais Chateaux e Accor. Aprofundei meus estudos em diversos cursos e workshops em gastronomia e eventos, incluindo na conceituada Le Cordon Blue, em Paris”, acrescenta.

Felipe Silva também prestou serviços de consultoria a restaurantes nas áreas de montagem de cozinha, cardápios, treinamento e produção de eventos. Em 2018, especializou-se em culinária saudável e inclusiva pela escola NaturalChef Brasil, onde assumiu como chef, professor e coordenador gastronômico.

“No Osli Restaurante, trago um pouco da minha bagagem para este incrível empreendimento na qual já tem se destacando no ramo hoteleiro e gastronômico. Quando assumi o restaurante, sempre tive um propósito muito forte de mostrar uma gastronomia contemporânea, utilizando produtos regionais, técnicas gastronômicas avanças, alinhados a uma cozinha consciente e criativa”.

Três perguntas para: Felipe Silva

Hotelier News: O WK Design Hotel abriu recentemente o Osli Restaurante. Como foram as primeiras semanas de operação? Quais os principais desafios deste primeiro momento?

Felipe Silva: Temos pouco tempo de operação do Osli Restaurante, inclusive do próprio Wk Design Hotel. Sabemos que toda abertura de hotel e restaurante exige muita dedicação. As primeiras semanas, de fato, foram tranquilas, pois estávamos em soft opening, o que facilitou. Nesse tempo, consegui junto ao meu sous chef, Henrique Brasio, treinar muito bem a equipe. Sou uma pessoa extremamente perfeccionista e isso reflete em tudo que faço e consequentemente nos pratos do Osli.

Não apenas aqui, mas em todo restaurante, um grande desafio operacional é a padronização e constância da qualidade final do prato, o que conseguimos fácil com uma equipe super dedicada e com uma vontade tremenda de mostrar nossa gastronomia. Por fim, dentro da operação de uma cozinha, temos desafios diários, mas são esses que nos fazem buscar a evoluir sempre e principalmente a satisfação do nosso cliente.

HN: Como o menu foi desenvolvido? Quais serão as estrelas do cardápio?

FS: Decidimos que o Osli seria uma cozinha contemporânea, o que me deixou muito feliz e confortável, pois é uma das minhas cozinhas preferidas junto com a mediterrânea. Quando criei o menu do Osli, busquei repaginar clássicos utilizando de alguns ingredientes sazonais e regionais, como por exemplo o clássico molho Barbecue que no menu é contemplado com uma deliciosa geléia de araçá. Outro exemplo é nosso mais cobiçado Petit gateau com farinha de amêndoas e um cremoso recheio de butiá com sorvete de cachaça orgânica, produzido em nossa cozinha. O butiá é uma fruta típica aqui do Sul, muito utilizada para saborizar cachaças. Tivemos a ousadia de unir o clássico com pratos inusitados e autorais.

Nosso foco é na qualidade de todos os produtos. Nossos fornecedores foram selecionados a dedo para que pudéssemos ter muita qualidade no prato final. Produtos artesanais da Serra Catarinense como truta defumada, iogurtes, queijos de ovelha, queijos curados da Serra da Canastra e do Sul de Minas Gerais fazem do nosso menu único e exclusivo. Meu objetivo também é mostrar o que Santa Catarina tem de melhor, através do que é nativo e das colonizações.

Já temos algumas estrelas do menu: nosso polvo a galega já é o mais cobiçado da cidade e não há quem tenha experimentado que diga o contrário. A barriga suína prensada e cozida em baixa temperatura, acompanhada do BBQ de araçá, farofa de couve e mostarda fermentada também é uma estrela, ao lado está a coxa de pato confitada, lembrando nossa colonização alemã aqui em Santa Catarina, servido com um molho de uva riesling e blueberry, acompanhado de purê de cará e linguiça Blumenau com repolho roxo marinado no molho su e chamuscado no fogo. São opções para agradar a todos.

HN: O espaço é uma homenagem ao empresário Walter Osli Koerich. De que forma os clientes podem encontrar referências à honraria?

FS: O Sr. Walter Osli Koerich é um empresário do ramo da construção civil e tem consigo extrema dedicação, compromisso e amor pelo que faz, não mede esforços para entregar seus empreendimentos rigorosamente em dia. Construindo sempre ambientes que oferecem liberdade, praticidade e sofisticação para quem deseja aproveitar ao máximo a vida. Eu me inspirei muito em sua história de vida, um grande homem, com muito conhecimento e uma simplicidade gigante. É exatamente todos esses adjetivos que, quem vem experienciar o Osli, encontra. Além de um ambiente aconchegante, com uma arquitetura minimalista e moderna, me inspirei em sua trajetória para igualar toda experiência gastronômica ao empreendimento, o que tem sido um sucesso!

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal